14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos termina neste sábado (30)
Evento destaca reflexões sobre igualdade, justiça social e diversidade em 16 cidades brasileiras
A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), encerra suas atividades no próximo sábado (30). Com o tema 'Viver com dignidade é direito humano', o evento segue com exibições gratuitas de filmes e debates em 16 cidades brasileiras.
A programação inclui mais de 20 filmes, entre curtas e longas-metragens, selecionados de todas as regiões do Brasil. Também há sessões especiais voltadas ao público infantil, destacando a importância de introduzir os direitos humanos desde cedo. O objetivo da Mostra é promover o diálogo sobre igualdade, justiça social e diversidade, reforçando o cinema como um meio de reflexão e ação coletiva.
Segundo Letícia Cesarino, assessora Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do MDHC, 'a dignidade é um princípio basilar dos direitos humanos. Com o cinema, conseguimos não apenas sensibilizar as pessoas, mas também gerar debates que impulsionam mudanças concretas na sociedade'.
A abertura oficial ocorreu no dia 25, em São Paulo, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Guarulhos. O evento contou com a presença de Letícia Cesarino, do diretor acadêmico Bruno Konder Comparato e da homenageada desta edição, a montadora Cristina Amaral. Durante a sessão, foram exibidos quatro curtas-metragens montados por Cristina: Abá, Belos Carnavais, Sem Asas e Confluências.
Cristina Amaral, pioneira na edição cinematográfica no Brasil, também participou de debates sobre igualdade racial e de género, acessibilidade e a importância da cultura na promoção dos direitos humanos.
Com acessibilidade como prioridade, todas as sessões contam com legendas descritivas, janelas de Libras e espaços físicos adaptados. A Mostra também inclui uma programação com curadoria jovem e exibições em instituições parceiras para garantir a inclusão de públicos em situações específicas.
De acordo com India Mara Martins, coordenadora-geral do evento e professora da UFF, 'a expectativa é atingir um público amplo e diversificado, assegurando que todos tenham acesso às exibições presenciais'.
A Mostra percorre 16 estados, incluindo Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Para conferir a programação completa, com horários e locais de exibição, acesse Home - 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos.
Serviço:
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Data: até 30 de novembro
Local: diversos estados do Brasil
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: consultar programação.
Comentarios