29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio reúne diversidade e sustentabilidade na Praia de Copacabana
- Pimenta Rosa
- 31 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Evento busca fortalecer direitos e celebrar cidadania LGBTI+ com foco em justiça social e preservação ambiental

A 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, promovida pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+, acontecerá no próximo dia 24 de novembro, em Copacabana, com concentração a partir das 11h no Posto 5 e início da marcha às 15h. Sob o tema “Somar para fortalecer nossos direitos”, o evento busca unir forças em prol da cidadania LGBTI+, abordando questões ligadas à diversidade e aos direitos humanos e incluindo, pela primeira vez, uma pauta de sustentabilidade ambiental.
Com 16 trios elétricos dedicados a diferentes causas, como os direitos de mulheres lésbicas, pessoas trans, famílias, povos originários e ativistas LGBTI+ brasileiros, a Parada é uma “vitrine estratégica” para chamar a atenção contra a violência e a discriminação, destacou o presidente do Grupo Arco-Íris, Cláudio Nascimento. “Além de celebrar lutas e conquistas, vamos cobrar políticas públicas que tragam melhorias reais para a vida da comunidade LGBTI+,” afirmou.
Além de temas de diversidade, o evento deste ano traz a novidade do projeto “Parada Verde Rumo ao Carbono Zero”, iniciativa que busca reduzir o impacto ambiental da Parada e promover educação ambiental entre os participantes. Segundo Cláudio Nascimento, nos próximos três anos a Parada implementará ações voltadas para a sustentabilidade, como o uso de trios elétricos movidos a energia elétrica e plantio de árvores para compensação de emissões de carbono. Em 2025, o projeto deve incluir trios elétricos movidos a energia sustentável, alinhando o evento às metas globais de desenvolvimento sustentável.
Para garantir a segurança do público, estarão presentes no evento a Polícia Militar, o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual, com 25 torres de vigilância e uma delegacia móvel, além do apoio da Prefeitura e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Sobre o Grupo Arco-Íris
Fundado em 1993, o Grupo Arco-Íris é uma das organizações pioneiras na luta pelos direitos LGBTI+ no Brasil. Atuando nas áreas de saúde, cultura, educação, e empoderamento, o grupo também promove ações de prevenção contra ISTs e HIV/Aids. Além disso, a ONG tem forte presença internacional, contribuindo para redes como a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexos.
Serviço:
Evento: 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio
Data: 24/11
Local: Posto 5, Praia de Copacabana
Horário: Concentração a partir das 11h
Comentários