• Pimenta Rosa

Ação da Cidadania doa 40 toneladas de alimentos para ONGs de acolhimento LGBT

Ação começou nesta segunda-feira (28/06) e atenderá a entidades de Rio de Janeiro e São Paulo que dão suporte à grupos em situação de vulnerabilidade nessas cidades



A Ação da Cidadania está colorindo os pratos da população LGBTQIA+ desde essa segunda-feira (28/06), com a doação de 40 toneladas de alimentos, que serão distribuídos para mais de 25 organizações do Rio de Janeiro e São Paulo que apoiam grupos em situação de vulnerabilidade.


A data marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ e representa o trabalho da ONG em parceria com espaços de acolhimento que ajudam pessoas que perderam fontes de renda diante da pandemia da Covid-19 ou têm sido vítima de LGBTfobia e outros tipos de violência.


O diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo “Kiko” Afonso, comemora a iniciativa, que teve início em 2020.


'Conseguimos duplicar a quantidade de doações em relação ao ano passado e vamos distribuir 20 toneladas de alimentos não perecíveis em cada estado. É a nossa forma de colaborar não apenas com as organizações e casas de acolhimento, mas também com travestis, transexuais e demais trabalhadores do sexo que estão sem recursos financeiros por causa da crise e vivendo em extrema vulnerabilidade, inclusive sofrendo diversos tipos de violência', diz Kiko.


Entre as entidades beneficiadas, estão a Casa Nem, Resistência Lésbica da Maré e projeto Capacitrans RJ, no Rio de Janeiro, e Casa Florescer, Instituto Lar da Dona Cláudia e Família Stronger, em São Paulo.


Para Andrea Brazil, idealizadora e coordenadora geral do Capacitrans RJ, que oferece qualificação profissional na área de moda e imagem e já beneficiou mais de 150 pessoas, as doações já têm destino certo.


'As cestas serão entregues aos alunos do projeto, suas famílias e às equipes que trabalham no projeto', afirma.


As doações para o estado fluminense foram entregues nesta segunda-feira, na sede da instituição, no bairro da Saúde. No estado paulista, os alimentos começam a ser distribuídos na quarta-feira (30/06), em um espaço parceiro da ONG, localizado em Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana.


A campanha nacional Brasil sem Fome, promovida pela Ação, já beneficiou quase oito milhões de pessoas em todo o país desde o ano passado.


Prêmio Nosso Orgulho 2021


A Ação da Cidadania venceu, em março, o Prêmio Nosso Orgulho 2021, na categoria Aliada, em reconhecimento ao trabalho realizado em 2020, quando teve início a distribuição de alimentos para ONGs LGBTQIA+ doarem para as populações em situação de vulnerabilidade.


Contribua em www.brasilsemfome.org.br

6 visualizações