Abril de resistência: Museu da Diversidade Sexual celebra cultura LGBTQIA+ com programação especial
- Pimenta Rosa
- 11 de abr.
- 2 min de leitura
Cursos, cineclube, passeios e encontros literários compõem as atividades gratuitas, com foco em memória, arte e inclusão de povos originários

Em um mês marcado por reflexões sobre memória, ancestralidade e resistência, o Museu da Diversidade Sexual (MDS), equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promove uma programação especial e gratuita. A proposta é ampliar o acesso à cultura e ao debate sobre as múltiplas experiências LGBTQIA+, por meio de oficinas, cineclube, passeios mediadores e encontros literários.
Entre os destaques, estão atividades que valorizam a produção artística LGBTQIA+, promovem o resgate histórico da população queer indígena e revisitam obras literárias engajadas politicamente. Tudo isso com o compromisso de descentralizar o acesso à cultura e contribuir para a valorização da diversidade sexual e de gênero.
Confira os destaques da programação de abril no MDS:
🔹 Curso – Raízes e Personagens: a arte de inventar a si mesmo
Com foco na construção de uma identidade artística autêntica, esta formação virtual propõe o desenvolvimento de narrativas e personagens LGBTQIA+ a partir da escrita criativa, análise de imagens e contação de histórias.
📅 Dias 15, 22 e 29 de abril |
⏰ Das 19h às 22h |
💻 Virtual (Google Meet)
🔹 Museu é Babado – Visitas mediadas com o Núcleo de Educação
Sábados dedicados à imersão na história da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, das raízes ancestrais às lutas contemporâneas por direitos e dignidade.
📅 Dias 12, 19 e 26 de abril |
⏰ 11h e 16h |
📍 Museu da Diversidade Sexual
🔹 Cineclube MDS – Povos indígenas e apagamento LGBTQIA+
Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, o cineclube promove a exibição dos documentários Terra sem Pecado (Marcelo Krahô) e Majur (Íris Alves Lacerda), com mediação do ativista Edwin Wapichana.
📅 19 de abril |
⏰ Das 17h às 19h |
📍 Museu da Diversidade Sexual
🔹 Rolezinho LGBTQIA+ – Os segredos do Arouche com o Coletivo Arouchianos
Helcio Beuclair, do Coletivo Arouchianos, conduz um passeio pela memória viva do bairro mais emblemático da cena LGBTQIA+ de São Paulo, com destaque para o M.O.N.A. – Museu de Ocupação e Narrativas do Arouche LGBTQIA+.
📅 26 de abril |
⏰ Das 15h às 17h |
📍 Museu da Diversidade Sexual
🔹 Clube do Livro MDS – “Nivaldo e Jerônimo”, de Darcy Penteado
Em alusão aos 61 anos do golpe militar de 1964, o clube do livro discute esta obra que entrelaça amor, repressão e militância. A mediação é da pesquisadora Jaqueline Ferreira.
📅 28 de abril |
⏰ Das 19h às 21h |
💻 Virtual (Google Meet)
Comments