top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Airbnb apoia ONGs brasileiras e realiza debate entre anfitriões para apoiar diversidade e inclusão

Doação de 100 mil reais será destinada às ONGs Casa 1 e Instituto Pró-Diversidade Brasil para apoiar projetos de diversidade e inclusão ao longo do ano



O Airbnb está comprometido a apoiar as comunidades onde opera e, para promover diversidade e inclusão no Brasil, anuncia a doação de 100 mil reais, distribuídos entre duas grandes organizações de apoio a grupos minoritários. A contribuição será destinada às ONGs Casa 1 e Instituto Pró-Diversidade Brasil. O anúncio foi realizado na última semana, durante o evento para anfitriões na plataforma, 'Hospedar com Orgulho e Criatividade', em São Paulo. Na ocasião, os participantes debateram ainda experiências pessoais, melhores práticas e formas criativas de receber hóspedes de grupos diversos com respeito. Quando anfitriões no Airbnb abrem suas portas para viajantes de todo o mundo, eles também recebem seus hóspedes em suas comunidades. Esta nova iniciativa reforça o compromisso da plataforma de proporcionar viagens seguras e experiências únicas para todos e retribuir às cidades que os anfitriões chamam de lar. Recentemente, o Airbnb anunciou que, desde desde 2017, o número de anfitriões ao redor do mundo que utilizam linguagem inclusiva LGBTQ+, aumentou em quase 90%, 2017, o número de anfitriões ao redor do mundo que utilizam linguagem inclusiva LGBTQ+ aumentou em quase 90%, , indicando uma mudança em direção a uma comunidade ainda mais acolhedora e inclusiva. O Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as cinco cidades em que anfitriões mais utilizam linguagem inclusiva LGBTQ+ no mundo.

'A conexão entre hóspedes e anfitriões é o que move o Airbnb. Seguimos empenhados em incorporar princípios de diversidade e inclusão na comunidade da plataforma para incentivar que os anfitriões acolham, com respeito e hospitalidade, hóspedes de identidades diversas. Ações como essa fazem parte da missão do Airbnb de criar conexão entre pessoas e comunidades ao redor do mundo', afirma Cassidy Blackwell, Diretora de inclusão de anfitriões do Airbnb.

As doações, de 50 mil reais cada, serão destinadas a apoiar projetos das ONGs beneficiadas em suas respectivas áreas de atuação ao longo do ano. A Casa 1, que oferece moradia para pessoas LGBTQ+ expulsas de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero, além de atendimentos médicos para o grupo, reforça a importância de dar visibilidade às questões enfrentadas pela comunidade. 'Pessoas LGBTQIAPN+ merecem acolhimento durante todo o processo de identificação. Acreditamos que debates sobre diversidade, como o promovido pelo Airbnb, são fundamentais para uma sociedade com respeito e inclusão. A doação vai nos ajudar a continuar com os nossos esforços para acolher e cuidar dessas pessoas por meio dos programas que oferecemos', disse Angelo Castro, Coordenador de Captação e Parcerias da Casa 1.

O Instituto Pró-Diversidade, que tem como pautas principais a diversidade cultural, social e sexual, além do combate ao racismo institucional e a xenofobia, também comentou sobre os esforços do Airbnb para promover inclusão e diversidade. 'É gratificante saber que o Airbnb está comprometido com a segurança de todas as pessoas, incluindo as minorias, e que incentiva práticas que visam melhorar o convívio não só entre anfitriões e hóspedes na plataforma, mas da sociedade como um todo', analisa Péricles Formigoni, Diretor Presidente do Instituto Pró-Diversidade. O Airbnb acredita que todos fazem parte da solução. O evento com os anfitriões foi uma oportunidade de compartilhamento de vivências e histórias sobre questões importantes, como responsabilidade social e maneiras respeitosas para receber hóspedes que pertencem a grupos sociais minoritários de maneira segura e inclusiva.


Sobre a Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo, que concentra seu trabalho em três frentes de atuação: a república de acolhida para pessoas LGBTQIAP+ expulsas de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero; o Galpão Casa 1, centro cultural que conta com atividades culturais e educativas; e a Clínica Social Casa 1, que realiza atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos pontuais e terapias complementares. No total, aproximadamente 3.500 pessoas são atendidas mensalmente, em variados projetos. Sobre o Instituto Pró-Diversidade

O Instituto Pró-Diversidade é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos que promove a igualdade e o respeito à diversidade. Para a organização, a pluralidade é a força motriz da sociedade. Todas, todos e todes merecem viver com justiça e dignidade, respeitando a orientação sexual, etnia, origem social e cultural. O Instituto Pró-Diversidade desenvolve projetos, palestras, capacitações e oficinas tanto para o setor público como o privado e também tem uma linha editorial especializada. Para saber mais entre em contato pelo +55 11 95389-7767, +55 11 3208-9878 e pelo site <https://prodiversidade.org.br/>.

Sobre o Airbnb O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, a plataforma conta com mais de 4 milhões de anfitriões que já receberam 1,4 bilhão de hóspedes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas que possibilitam que os hóspedes se conectem com as comunidades de uma maneira mais autêntica.


1 visualização
bottom of page