top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Andréa Beltrão e Isabel Teixeira começam a filmar 'Avenida Beira Mar'

Dirigido por Maju de Paiva e Bernardo Florim, longa foi o vencedor do Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine 2020 e fala sobre a questão de gênero na infância


Foram iniciadas as filmagens de 'Avenida Beira-Mar', longa-metragem de Maju de Paiva e Bernardo Florim. O filme trata da amizade entre Rebeca (Milena Pinheiro) e Mika (Milena Gerassi), duas meninas de 13 anos de idade, que se tornam inseparáveis.

As atrizes Andréa Beltrão e Isabel Teixeira fazem parte do elenco e darão vida à Marta e Viviane, mães de Rebeca e Mika. Com produção da Elo Studios e coprodução da Viralata e do Telecine, o longa conta com filmagens em Niterói, Rio de Janeiro, e pretende discutir a questão da diversidade de gênero. 'Avenida Beira-Mar abordará essa temática sob um viés ainda mais delicado: a infância', conta Maju de Paiva.

As duas meninas têm muito em comum e estão em busca de seu lugar no mundo, apesar de lutarem batalhas diferentes. Os adultos não verão com bons olhos a proximidade entre elas. Em 1998, o mundo está prestes a se abrir para as garotas.

'O projeto parte do desejo de ressignificação do gênero coming of age. Durante muito anos fomos bombardeados com uma imagem dourada da infância e da adolescência, pautada sempre por filmes estadunidenses. Acredito que agora seja um tempo de encontrarmos novas protagonistas, que têm problemas mais próximos aos nossos e que se unem justamente porque encontram pertencimento uma na outra e juntas não se sentem tão desajustadas assim. E eu acredito que o cinema seja uma ferramenta poderosa justamente por isso. O cinema nos dá a possibilidade de nos identificarmos, mas também de empatizarmos com experiências diferentes das nossas. A história de Mika, Rebeca e Marta é sobre o que temos em comum, não sobre nossas diferenças', diz Maju.


'A infância é um período de testes, uma época de aprendizado na qual formamos nossa visão de mundo. Preconceitos de cor, raça e gênero não estão cristalizados no imaginário das crianças. Avenida Beira-Mar é uma parábola sobre os conflitos entre o mundo adulto e o infantil', completa o diretor, Bernardo Florim.

'Avenida Beira-Mar' faz parte do Selo ELAS, iniciativa da Elo Studios que visa fomentar o cinema feito por mulheres, na intenção de contribuir para a equidade de gênero no audiovisual, e foi o vencedor do Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine 2020. Como parte do prêmio, o Telecine fez uma pré-compra do filme, entrando no projeto desde o início, como grande parceiro:


'A parceria com o Selo ELAS e o Cabíria abriu caminho para que projetos que já buscávamos há algum tempo no mercado chegassem a nós, através de uma confluência de curadorias. A partir da aquisição do título, a associação como coprodutores foi o caminho natural para este projeto, alinhado, sob diferentes aspectos, a pilares que consideramos essenciais na nossa carteira de conteúdo -- diversidade e representatividade. Como especialistas em cinema, é nossa missão apostar em novos talentos e em filmes com potencial de renovar o olhar e ampliar o debate sobre esses temas', comenta Bruna Brasil, Coordenadora de Aquisição de Conteúdo do Telecine.

O longa tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024.

bottom of page