top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Anfitriões no Airbnb estão impulsionando a inclusão da comunidade LGBTQ+ no Brasil

Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as cinco cidades globais em que anfitriões mais utilizam linguagem inclusiva LGBTQ+ na plataforma.



No mês em que se celebra o Orgulho, um momento de união, amor e aceitação, o Airbnb anuncia o aumento na utilização de linguagem inclusiva LGBTQ+ pelos anfitriões em seus perfis - um exemplo de como eles incorporam o compromisso de oferecer uma plataforma que valoriza a diversidade e a inclusão.

Como reflexo desse compromisso, houve um aumento de aproximadamente 90%, quase o dobro, do número total de anfitriões que utilizam linguagem inclusiva LGBTQ+ em seus perfis, promovendo ainda mais o senso de pertencimento na comunidade global do Airbnb. O Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as 5 cidades em que anfitriões mais utilizam linguagem inclusiva LGBTQ+.



Diversidade e inclusão fazem parte da cultura do Airbnb, que acredita no poder da comunidade e na importância de criar espaços onde todos se sintam acolhidos. Nos últimos anos, a plataforma implementou diversos programas e políticas para promover a inclusão e combater a discriminação. Isso inclui a instituição do Compromisso da Comunidade do Airbnb, que exige que todos que utilizam a plataforma concordem em tratar uns aos outros com respeito e sem julgamento ou preconceito. Todos os possíveis anfitriões e hóspedes devem concordar com o Compromisso da Comunidade e seguir a Política de Não Discriminação para se juntarem à comunidade do Airbnb. Até o momento, mais de 2,5 milhões de pessoas tiveram o acesso negado ou foram removidas da plataforma por se recusarem a concordar com o Compromisso da Comunidade.

O Airbnb também oferece recursos de inclusão para anfitriões, elaborados para ajudá-los a receber hóspedes de todas as origens, especialmente aqueles de comunidades historicamente marginalizadas.

No Brasil, o Airbnb tem realizado mais iniciativas. Em 2021, em parceria com a IGLTA Foundation, a plataforma distribuiu um Manual de Diversidade para todos os anfitriões, um documento que busca informar sobre diversidade de gênero, preferências, conceitos da comunidade LGBTQ+, além de trazer recomendações básicas sobre inclusão, para que todos os hóspedes se sintam em casa durante as estadias.

O impacto positivo da comunidade LGBTQ+

No contexto da parada que celebra o orgulho em São Paulo, o Airbnb representa uma oportunidade não só para anfitriões obterem renda extra, mas também para a cidade, que se beneficia com gastos de hóspedes em setores como restaurantes, transporte, cultura e muitos outros, gerando um impacto econômico positivo. Em 2022, aproximadamente 88% dos anfitriões na região metropolitana de São Paulo que deram recomendações de atrações locais para seus hóspedes, recomendaram lugares, como restaurantes e lojas, nos bairros em que seus espaços estão localizados. Além disso, de acordo com uma pesquisa da Oxford Economics, a cada 10 dólares gastos em acomodações, os hóspedes no Airbnb gastam 51 dólares adicionais com restaurantes, compras, transporte e outras atividades durante a viagem.

Mais importante ainda, a celebração na capital paulista mostrou ser um evento que une os brasileiros: viajantes do Distrito Federal e de 25 dos 26 estados brasileiros fizeram reservas no Airbnb durante o fim de semana do evento em 2022. Ainda de acordo com dados reunidos pelo Airbnb, de todos os viajantes que se hospedaram em acomodações reservadas através da plataforma durante o período, cerca de 82% eram viajantes domésticos - a maioria deles para compartilhar mensagens de amor e celebrar seu orgulho. Visitantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná foram os que mais realizaram reservas no período. E eles não são os únicos - dados da plataforma para o mesmo período indicam que cada vez mais visitantes internacionais veem a celebração de São Paulo como uma opção de viagem, sendo a maioria dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Alemanha.

'O Airbnb tem orgulho dos anfitriões no Brasil, que não só abrem suas casas aos hóspedes, como disseminam mensagens de inclusão e amor. Aqui, apoiamos a comunidade LGBTQ+ e defendemos os valores de amor, aceitação e diversidade que tornam nosso mundo um lugar mais especial. O Airbnb está comprometido a continuar a promover sua cultura de diversidade e pertencimento, trabalhando ao lado de especialistas e organizações. Não importa como você se identifica ou quem você ama, você é sempre bem-vindo no Airbnb', afirmou Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul.

4 visualizações
bottom of page