• Pimenta Rosa

Atleta do Vôlei de Praia, elogiado por Anitta, ainda sofre por rejeição da família

O nome do atleta Vinicius Freitas viralizou nas redes após a cantora Anitta elogiá-lo e surgir boatos de namoro, diz que sua família ainda não aceita sua homossexualidade



O jeito tímido do atleta Vinicius Freitas, do vôlei de praia, que possui um corpo invejável levou a cantora Anitta a elogiá-lo e, automaticamente, entrou entre os assuntos mais comentados nas redes. Ao ser questionado pelos repórteres se tinha dado 'match', ele desconversou, disse que gostava muito da cantora, mas seria só amizade.


Com 26 anos, e assumido desde os 20 anos, Freitas sente falta do carinho da família, que ainda não aceita sua sexualidade. O que supre essa falta de atenção dos pais é o amor do namorado, o médico Rafael Helmer, com quem está há dois anos. Agora, com a visibilidade em Tóquio, ele diz sentir-se acolhido entre os colegas de esporte e feliz por ser mais um esportista a dar visibilidade à comunidade LGBTQIA+.


'Minha família é muito religiosa e não reagiu de uma forma muito boa. Eu sofri muito. Mas me agarrei muito a Deus e ao esporte pra permanecer firme. Ainda não me aceitam, mas aprenderam a me respeitar e dar o meu espaço. Não é como eu queria, mas é só o que eu preciso. Ainda moro com eles. É difícil me expor, falar sobre minha orientação, porque tudo que repercute respinga neles. Mas faço, porque tenho consciência que é uma forma de combater, e assim esperar que, num futuro próximo, as pessoas e as famílias mudem a mentalidade e para que ninguém sofra mais com essa intolerância enraizada', disse o jogador ao Gay Blog.


Esses são os Jogos Olímpicos com o maior número de atletas declaradamente da comunidade LGBTQIA+, inclusive com uma halterofilista trans. Vinicius Freitas disse que, durante os jogos em Tóquio, fica muito clara a união da comunidade em prol de mais visibilidade e o combate ao preconceito.

142 visualizações