- Mário Teixeira
Bloco Exagerado leva o Carnaval do Rio de Janeiro ao ritmo de 'Bete Balanço'
A Praça Tiradentes promete ser o palco de uma festa inesquecível, onde os foliões poderão celebrar a magia do Carnaval ao som dos sucessos de Cazuza.
Foto divulgação: Pâmela Perez
O Bloco Exagerado, conhecido por seu cortejo animado e repertório repleto de clássicos de Cazuza, se prepara para mais uma edição do Carnaval carioca. Em seu nono ano de existência, o bloco promete agitar as ruas do Rio de Janeiro com o tema 'Bete Balanço', escolhido em homenagem aos 40 anos da canção que marcou a carreira do ícone da música brasileira.
O desfile está marcado para a segunda-feira de Carnaval, dia 12 de fevereiro, a partir das 8h, na Praça Tiradentes, região central da cidade. Em um palco montado especialmente para a ocasião, o Bloco Exagerado promete três horas de show, apresentando 32 canções eternizadas na voz de Cazuza, embalando os foliões com um irresistível suingue carnavalesco.
Uma das grandes novidades deste ano é a inclusão da canção 'Burguesia' no repertório, gravada pelo Bloco durante a pandemia em parceria com a cantora Simone Mazzer. A música será apresentada ao vivo pela primeira vez no Carnaval, prometendo surpreender e encantar o público.
Uma atenção especial está sendo dedicada à acessibilidade, com a inclusão de um profissional de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e um espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PCD) na área de produção do evento. O objetivo é garantir que todos possam participar dessa grande celebração musical de maneira inclusiva e acessível.
Rafael Braga, idealizador e produtor do Bloco Exagerado, destaca a trajetória de sucesso do bloco ao longo dos anos:
'Ganhamos três prêmios, temos a benção de Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, e uma parceria incrível com Guto Goffi, responsável pela produção das músicas disponíveis nas plataformas digitais. Já tocamos com artistas como Marina Lima e George Israel, amigos próximos de Cazuza. É uma realização ver como o bloco cresceu e se tornou parte do Carnaval carioca'.
Este será o segundo ano em que o Bloco Exagerado ocupará a Praça Tiradentes sozinho, após tornar-se um Bloco Oficial do Carnaval do Rio de Janeiro. A mudança ocorreu no ano passado, e Rafael Braga acredita que estão criando um movimento para que as pessoas entendam que o bloco não divide mais o palco com o 'Toca Rauuul'. Além do desfile, o Bloco Exagerado pretende lançar duas canções, 'Pro dia nascer feliz' e o medley 'Exagerado e Brasil', gravadas ao vivo durante o show deste Carnaval, nas plataformas digitais.
'Acredito que estamos criando ainda um movimento das pessoas entenderem que não dividimos mais o palco e o dia da semana com o bloco ‘Toca Rauuul’, mas a expectativa é termos a Praça cheia como sempre. Amamos ver a galera fantasiada, animada e cantando bem alto as eternas canções do nosso poeta da música brasileira', torce Rafael.
Com tantas conquistas ao longo de quase uma década, os planos para o décimo ano do Bloco Exagerado já estão sendo pensados. Rafael Braga sonha em expandir para outros circuitos de Carnaval, como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife, além de realizar colaborações especiais, como seu sonho de tocar com Ney Matogrosso.
As camisas oficiais do Bloco Exagerado estão à venda, e parte dos recursos obtidos contribuirá para a manutenção do movimento cultural. Os interessados podem adquirir as camisas no link: Camisas Bloco Exagerado 2024.
Serviço:
Bloco Exagerado - Desfile 'Bete Balanço'
Data: 12 de fevereiro - segunda-feira
Horário: 8h às 13h
Local: Praça Tiradentes - Centro
Link para compra da camisa oficial do bloco: Camisa Exagerado 2024
Comments