• Pimenta Rosa

Califórnia coloca 5 estados na lista onde viagens financiadas pelo estado são proibidas

A decisão foi devido ao fato desses estados possuírem leis que discriminam a comunidade LGBTQIA+, segundo o procurador geral do estado, Rob Bonta



A Califórnia acrescentou mais cinco estados à sua lista de lugares onde viagens financiadas pelo estado para funcionários públicos são proibidas, totalizando 17 locais, com exceção a circunstâncias limitadas, como para cumprir uma lei californiana e honrar contratos assinados antes deles serem adicionados à lista. No anúncio feito esta semana, o procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, justificou a decisão, dizendo que esses estados têm leis que discriminam a comunidade LGBTQIA+. São eles: Arkansas, Flórida, Montana, Dakota do Norte e West Virginia.


'Há uma onda sem precedentes de intolerância e discriminação neste país. A Califórnia não apoiará isso. Quando os estados discriminam LGBTQIA+ americanos, nós agimos', afirmou Bonta em um comunicado.


Em 2016, os legisladores da Califórnia proibiram viagens não essenciais a estados com leis que discriminavam lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. De acordo com Bonta, em reportagem de Kanishka Singh, publicado no portal Reuters, os novos estados adicionados à lista introduziram, este ano, em suas legislaturas, proposições que impedem mulheres e meninas trans de participarem de esportes escolares consistentes com sua identidade de gênero, bloqueiam o acesso a cuidados de saúde e permitem a discriminação contra a comunidade LGBTQIA+.


'No aniversário dos distúrbios de Stonewall e em meio a uma onda de leis discriminatórias aprovadas em legislaturas estaduais em todo o país, a Califórnia está anunciando novas adições à lista de restrições de viagens financiadas pelo estado', frisou.


Uma batida policial em 1969 no Stonewall Inn, um bar gay no Greenwich Village de Nova York, desencadeou manifestações furiosas da comunidade gay, visto como um momento crucial na história do movimento.


Os outros 12 estados da lista californiana são: Texas, Alabama, Idaho, Iowa, Oklahoma, Carolina do Sul, Dakota do Sul, Kentucky, Carolina do Norte, Kansas, Mississippi e Tennessee.

14 visualizações