• Pimenta Rosa

Campanha do Mercado Livre vira exposição digital no Museu da Diversidade Sexual

Google vai expor 'Beijos Icônicos', criada pela agência GUT para o Mercado Livre, em sua plataforma de Diversidade e Inclusão do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo



O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigxs da Arte, e a GUT São Paulo reiteram a importância da exposição digital Beijos Icônicos, desenvolvida a partir de uma campanha publicitária criada para o Mercado Livre em celebração ao mês do orgulho. A ação lançada em junho desse ano tinha como principal proposta universalizar beijos entre todos os tipos de casais .

A mostra foi lançada em setembro e pode ser acessada através das plataformas de Diversidade e Inclusão do Google Arts and Culture e #CulturaEmCasa , via smartphone ou computador. A exposição é importante para colaborar com a visibilização dos beijos LGBTQI+, que não são amplamente registrados - prova disso é o fato de que quase todos os beijos icônicos retratados no cenário cultural são heteronormativos.

"Beijos Icônicos" é composta por 10 fotos que retratam beijos inspiradores, clicadas pelo fotógrafo Rodrigo Maltchique. Conhecido por seu trabalho com perfil arrojado e criativo, Maltchique captura nas imagens expressões livres de amor em closes que fazem alusão a momentos icônicos da cultura Pop. As fotos foram produzidas para uma campanha assinada pela GUT São Paulo para o Mercado Livre, empresa patrocinadora da ação, no Mês do Orgulho. O resultado foi tão artístico que o trabalho transbordou para o universo da arte, tornando-se expressão de resistência.

"Para nós, do Mercado Livre, foi uma honra receber o convite para o Museu. Ver que nossa campanha cresceu espontaneamente e se tornou um símbolo da luta e do Orgulho LGBTQIA+ nos dá mais força de vontade de continuar com esse trabalho tão lindo que realizamos. Temos em nossa premissa que o amor é livre e, com os ‘beijos icônicos’, trouxemos e fizemos que o amor ganhasse destaque com expressões variadas, representando todas as diversas formas de amar que existem. Com a nossa campanha, pudemos mudar o algoritmo para fazer com que quem se sente invisível diante dos olhos da sociedade, pudesse deixar o seu espaço demarcado", disse Thais Souza Nicolau, Diretora Regional de Branding do Mercado Livre.

"Essa é uma das partes mais gratificantes do nosso trabalho: ter a oportunidade de ajudar a mover as estruturas, quebrando paradigmas e preconceitos. Uma campanha dá certo quando começa a fazer parte da cultura. Quando nasceu a ideia, sabíamos que seria ousada. Vê-la se transformando em uma exposição de arte e valorizando a bandeira LGBTQIA+ de forma ativa é uma alegria", comentou Bruno Brux, ECD da GUT São Paulo. "As relações afetivas e as demonstrações de carinho de casais LGBTI+ sempre foram invisibilizadas. Essas referências e imagens de afeto sempre fizeram falta para nossa comunidade. Beijos Icônicos, a nova exposição virtual do MDS, procura ser uma resposta ao retratar beijos entre pessoas LGBTI+ e escancarar esse amor.", afirmou Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade Sexual.

O Museu da Diversidade Sexual tem como missão fomentar ações que gerem impacto social, como a campanha de Mercado Livre que inspira a mostra Beijos Icônicos


"É urgente aproximar do ambiente público as reflexões que esses Beijos Icônicos nos trazem. Outro ponto importante é tornar a exposição o mais acessível possível, por meio de uma ferramenta online e de fácil acesso, como a Google Arts and Culture", ressaltou Danielle Nigromonte, diretora geral da Amigos da Arte.

Orgulho


Os modelos plus size Guilherme Loscalzo e Leonel Marconi, que deram corpo à escultura 'O Beijo', do francês Auguste Rodin, ressaltaram o orgulho de participarem da campanha. Para ambos, a campanha mostrou com elegância a releitura dos beijos e trouxe para o protagonismo pessoas que são invisibilizadas na sociedade.


"Foi um orgulho participar dessa campanha tão icônica do Mercado Livre. E a sensação é ainda maior ao ver as imagens no Museu da Diversidade e na plataforma do Google, podendo ser acessada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Que venham novos projetos desafiadores e extremamente gratificantes como esse. Mostrar que o amor não está condicionada a regras definidas pelo preconceito", frisou Loscalzo.


O combate ao preconceito é, na visão de Marconi, o mais importante. Ainda há muita discriminação a gays, lésbicas e transexuais, assim como a negros, idosos e gordos. Todas as ações que ajudem a quebrar esses paradigmas precisam ser aplaudidas.


"Foi muito gratificante ver a linha de trabalho da campanha, que mostrava o amor em todas as suas cores e formas. Fazer parte dessa proposta é motivo de orgulho e espero novas obras de resistência e combate à discriminação e â homofobia", concluiu Leonel Marconi.


Mercado Livre

O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o mercadolivre.com tem 69,8 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas, alcançando 29 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 60 milhões de pagadores ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre é a única da América Latina entre as top 10 Melhores Empresas para Trabalhar no Mundo, segundo o GPTW 2020.

GUT São Paulo A GUT é mais que uma agência de publicidade. É um espaço de criatividade, inovação e vontade de se comunicar com propósito. Fundada em 2019 pelos publicitários Anselmo Ramos e Gastón Bigio, a GUT é focada na criação e execução de campanhas arrojadas, com forte potencial de viralizar e gerar conversas. Dentre seus principais clientes estão Porto Seguro, Mercado Livre, Mercado Pago, Skol, Nestlé, Quinto Andar, entre muitos outros.

Museu da Diversidade Sexual

Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática, o Museu da Diversidade Sexual foi criado em maio de 2012 e é uma instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Sua missão é preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBTQI+ brasileira através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais. As atividades culturais, educativas e expositivas do MDS têm foco nas orientações, identidades e expressões de gênero dissidentes.

Plataforma #CulturaEmCasa

Lançada em 21 de abril de 2020, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Já foram registradas 5,4 milhões de visualizações em 3 mil conteúdos disponibilizados, atingindo 3.300 mil cidades e 135 países. E envolvendo 13 mil profissionais do setor.Este ano, em comemoração ao aniversário de um ano, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga. A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro. A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o "Festival de Cinema Negro em Ação" e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto "Música Conecta" com o Espírito Santo Este mês também foi lançada parceria com o estado do Ceará, em que serão transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense como o "Cineteatro São Luiz", "Porto Dragão Sessions" e "Zona de Criação". Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.



71 visualizações