• Pimenta Rosa

Campeã do Carnaval de São Paulo, a Águia de Ouro leva um pedido de paz a Oxalá para o Anhembi

Agremiação fara de seu desfile quase uma oração, pedindo paz para um mundo cada dia mais violento


A tradicional escola Águia de Ouro, campeã do Carnaval do Grupo Especial de São Paulo, em 2020, prepara um grande desfile para abril. Seu enredo “Afoxé de Oxalá – No ‘Cortejo de Bàbá’ Um Canto de Luz em Tempos de Trevas” pretende ser um pedido de proteção ao orixá da paz da cultura yorubá. A escola reitera o seu orgulho como eterna guardiã da cultura afro-brasileira e quer atrair as bênçãos de Oxalá para seus componentes, para São Paulo e todo o mundo.


'Desta maneira, orgulhosamente, fazemos do nosso desfile para o Carnaval 2021 verdadeiro afoxé – cortejo – de exaltação à diversidade étnica, ode à pluralidade cultural e manifesto contra a intolerância religiosa. Afinal, somos frutos de um país miscigenado na pele e sincretizado na fé! Que Oxalá atenda ao clamor de sete iaôs... Que o Grande Pai derrame sua luz sobre nós... Que saibamos pedir, mas também agradecer... Que seu Alá nos cubra com a profunda e verdadeira paz! Axé, Águia de Ouro! Xeu Êpa, Bàbá!', explica a abertura da sinopse do enredo.


Por conta dos protocolos sanitários, a escola levará para o Anhembi 1.500 componentes e quatro alegorias, mas isso não irá atrapalhar o brilho do desfile, que está sendo aguardado ansiosamente pelos foliões. O samba já tem agitado os ensaios e unido os componentes, que buscarão com muita garra mais um campeonato. João Camargo e Ana Reis continuam como o primeiro casal de Mestre-sala e Porta-bandeira. Ouça o samba aqui.



18 visualizações