top of page

Candidata à Prefeitura de Niterói, Talíria Petrone tem como foco a inclusão e justiça social

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • 8 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

A deputada federal do PSOL/RJ, feminista e militante, busca transformar Niterói com propostas que priorizam educação, transporte e saúde, além de promover maior igualdade de gênero e raça.


A coluna Eleição 2024 traz hoje Talíria Petrone, deputada federal pelo PSOL, mãe e feminista negra. Com um histórico de lutas pela igualdade social, racial e de gênero, a candidatura à Prefeitura de Niterói se compromete a governar com políticas voltadas para a inclusão, tarifa zero no transporte e ampliação de vagas em ensino integral. Talíria, que nasceu e cresceu em Niterói, é licenciada em História e mestre em Serviço Social e tem se destacado como uma das vozes mais atuantes da esquerda fluminense.


Com um histórico de engajamento desde os tempos de professora nas periferias de Niterói, São Gonçalo e no Complexo da Maré, Talíria começou sua trajetória política como vereadora mais votada da cidade. Já como deputada federal, reeleita em 2022 com quase 200 mil votos, ela consolidou seu nome entre os líderes progressistas ao destinar mais de R$ 100 milhões para áreas essenciais como saúde e educação no estado.


Em sua candidatura à Prefeitura de Niterói, Talíria aposta em propostas arrojadas para transformar a cidade em um modelo de governança popular. Entre suas principais promessas estão a ampliação das vagas em ensino integral e a criação do 'Espaço Coruja', uma iniciativa inédita para cuidar de crianças cujas famílias trabalham no turno da noite. Ela também propõe um plano emergencial para garantir mil vagas em Cieps na cidade.



Em relação à população em situação de rua, Talíria se posiciona contra a internação compulsória e propõe o programa 'Acolher', que oferece moradia e garante metade do salário de pessoas em situação de rua contratadas pela prefeitura. Outro ponto forte de sua campanha é a tarifa zero no transporte público, uma política que, segundo a candidata, vai garantir maior mobilidade e dignidade à população. Na área da saúde, Talíria destaca a necessidade de ampliar o programa Médico de Família, criar um centro especializado no tratamento de AVC e infarto, além de renovar o parque tecnológico das unidades de saúde.


'A escolha nesta eleição é entre o passado e o futuro', afirmou Talíria em debate promovido pelo G1. 'Nós representamos o futuro, com coragem, para eleger a primeira mulher prefeita de Niterói e transformar a cidade em um lugar melhor para todas as famílias.


A candidata reforça sua aliança com o governo Lula, destacando a importância de fortalecer a esquerda no cenário político municipal e nacional. 'Essa nossa aliança com os petistas vai muito além das eleições, temos a tarefa de reorganizar a esquerda brasileira e fluminense', frisou.


Talíria Petrone se apresenta como a esperança de um futuro mais justo e inclusivo para Niterói, com políticas que ecoam suas lutas históricas e prometem transformar a cidade em um símbolo de resistência e progresso social.


'Essa é uma eleição que vai escolher entre o passado e o futuro. De um lado, o candidato de Axel, Rodrigo Neves, que representa a estagnação, e cidade que fica estagnada anda para trás. De outro, o que há de mais atrasado na política brasileira, que nós temos obrigação de derrotar nessa eleição. Nós somos o futuro. Imagina criança na escola, saúde para todas as famílias. Vem com a gente, com coragem, eleger a primeira mulher prefeita de Niterói. Vem com esperança, vem 50', finaliza.



 
 
 

Comentários


White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page