top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Carta Aberta de Apoio à comunidade LGBTQI+ recebe mais um apoio

Documento assinado por 92 companhias busca promover respeito pela diversidade no local de trabalho



A NTT DATA Brasil, uma das maiores consultorias de TI e Negócios do mundo, é mais uma das 92 signatárias de uma carta aberta voltada à população LGBTQI+. O documento representa uma coalizão de empresas que valorizam a diversidade, o respeito e a inclusão de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, pessoas intersexo e outras pessoas de orientações sexuais e identidades de gênero marginalizadas nos locais de trabalho brasileiros. A carta convoca os candidatos às eleições presidenciais de 2022 no Brasil - programadas para ocorrer em 2 de outubro - a reconhecer a importância da diversidade e da inclusão de todas as pessoas no mundo do trabalho, incluindo as pessoas LGBTQI+.


Assinada por Ricardo Neves, CEO da NTT DATA Brasil, a iniciativa existe há quatro anos e, na sua versão atual, contempla 92 empresas dos setores público e privado, que, somadas, empregam 435 mil pessoas no Brasil.

'A valorização, respeito e promoção da diversidade e inclusão de todas as pessoas no local de trabalho faz parte dos valores da NTT DATA no Brasil e no mundo”, diz Neves. “Neste contexto, nos juntamos ao grupo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQI+ nos compromissos explícitos dessa carta aberta. Estamos orgulhosos de fazer parte deste movimento, pois além de socialmente, humanamente e eticamente justo, os compromissos firmados tem efeitos positivos no recrutamento e atração de talentos para nossas organizações.'

Tendo em vista a eleição presidencial de outubro, o documento pede aos candidatos que reconheçam e assumam compromisso com os valores de diversidade, respeito e inclusão de pessoas LGBTQI+ e de toda população brasileira no mundo do trabalho por meio de políticas públicas e ações concretas.

No Brasil, quatro em cada dez pessoas pertencentes à população LGBTQI+ afirmam já terem sido vítimas de algum tipo de discriminação por sua orientação sexual no trabalho, segundo pesquisa do LinkedIn. Além disso, o país é pelo quarto ano consecutivo o lugar onde mais se mata pessoas da comunidade (dados do Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+).

Abaixo, a carta na íntegra:

'Representamos um grupo diverso de corporações brasileiras e multinacionais e de organizações da sociedade civil, do Brasil e de outros países, que têm compromisso com os valores de diversidade, respeito e inclusão de todas as pessoas;

Empresas do mundo inteiro, especialmente no Brasil, estão adotando mais iniciativas para promover a diversidade e a inclusão em seus ambientes de trabalho, e muitas empresas líderes de mercado têm demonstrado publicamente apoio à inclusão de pessoas LGBTQI+. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, existe uma forte correlação positiva entre a inclusão LGBTQI+ e a resiliência econômica.

Graças ao investimento em políticas e práticas que possibilitam que as pessoas de nossos times sintam-se acolhidas, pertencentes e possam ser quem são no trabalho, temos visto o impacto positivo dessa abordagem dentro de nossas próprias empresas, em clientes e parceiros da sociedade, bem como nos resultados dos negócios;

Tais iniciativas têm efeito positivo na atração, no recrutamento e na retenção de pessoas, além de promover efetivamente uma cultura de colaboração, empatia, produtividade e inovação.

A primeira Declaração de apoio foi assinada em 2018 por corporações e organizações não governamentais que, juntas, empregam mais de 110.000 pessoas no Brasil, reafirmando a crença e o comprometimento dessas entidades com a diversidade e a inclusão de todas as pessoas no ambiente de trabalho, inclusive das pessoas LGBTQI+.

À medida que a eleição de 2022 se aproxima, os valores que defendemos podem estar em jogo. Nossas ações serão testemunhadas pelo mundo inteiro, incluindo empresas que estão considerando investir ou fazer negócios no Brasil. Nesse sentido, acreditamos ser necessário que pessoas candidatas à eleição presidencial levem em conta a importância que os valores de diversidade, respeito e inclusão têm para nossas empresas e nosso país.'

8 visualizações
bottom of page