top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Centro de Empreendedorismo do Museu da Diversidade Sexual traz ampla programação para setembro

Cursos e encontros presenciais voltados para a comunidade LGBTQIAP+ marcam o mês



O Centro de Empreendedorismo do Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está de volta com uma programação educativa e diversa para setembro! Com o intuito de empoderar, profissionalizar e fomentar o empreendedorismo entre as diversificadas vozes que compõem a comunidade, o Centro de Empreendedorismo oferece uma seleção eclética de cursos que vão desde formação de professores até gestão cultural.

Confira a programação na integra:

09/09 - Oficina de artes – Tinta de Resistência: Oficina de Boletins Inspirados no Levante no Ferros’s Bar:

Uma oficina artística conectada com exposição em cartaz, na Avenida São Luis, 'Quando as lésbicas se levantam - 40 anos do levante em Ferro’s bar'. A atividade propõe a construção de boletins alternativos, a partir de recortes e colagens. “A ideia é criarmos boletins informativos, (meios de comunicação utilizados na época) trazendo questões contemporâneas, utilizando jornais, carimbos, recortes e colagem, contam Bruno Vital e Natalia Nascimento responsáveis pela oficinal e educadores do Centro de Empreendedorismo do MDS.

Serviço:

Data: 09/09/2023

Horário: 15h

Local: Avenida São Luiz, 120 - República

Número de vagas: 10

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlZqTcndMlndJ458W299Jnf0zksrYBWj9sFCgSCqvL0YuvTw/closedform?pli=1

16/09 - Um conto cria um encontro

Como seria se Carolina Maria de Jesus se envolvesse com uma história de Xica Manicongo? Nesta contação de história em Libras e português, o público será convidado a imaginar o encontro entre as narrativas de duas personalidades que, movidas por suas paixões, encontraram possibilidades de liberdade. Os educadores-artistas Isart Silva do Museu das Favelas e Bruno Vital do MDS, representando uma parceria entre os dois equipamentos, conduzirão a atividade. Um convite à poesia dos corpos e suas potentes representatividades. Esta é uma atividade pensada para crianças e suas famílias, totalmente gratuita e sem inscrições.

Serviço:

Data: 16/09/2023

Horário: 14h00

Local: Avenida São Luiz, 120 - República

Número de vagas: Livre

23/09 - Formação para professores: Como acolher estudantes LGBTQIAP+?

Uma atividade para professores e demais educadores interessados em pensar junto sobre a importância de integrar estudantes da comunidade LGBTQIAP+ nos espaços educacionais. Esta ação faz parte do Programa Centro de Empreendedorismo e Formações, frente de atuação voltada à capacitação profissional da comunidade LGBTQIAP+ e a realização de ações formativas para diferentes agentes sociais. Esta atividade ocorre no espaço da Ação Educativa, associação do território que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos. Na ocasião, Val Chagas, Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação do MDS, em parceria com o professor Luiz Guilherme, pesquisador no campo de gênero, sexualidade, educação e juventude LGBTQIAP+, discutirão estratégias de acolhimento de estudantes que integram a comunidade, bem como os desafios enfrentados em sala de aula pela perspectiva dos professores.

Serviço:

Data: 23/09/2023

Horário: 09h30

Local: Rua Gen. Jardim, 660 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01223-010

Número de vagas: 50

Link de inscrição: <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSegmcR0yCAlYfDPuCEqUGDSAndGtFiLpHFm4ZxLLTaNMc3siA/viewform>

23/09 - Rolezinho especial Primavera dos Museus

Todo mês, o núcleo educativo do MDS promove ações no território central de São Paulo em busca de descobrir e redescobrir memórias deste espaço a partir de pesquisas sobre a comunidade LGBTQIAP+. Nesta edição, a atividade será realizada durante a 17ª Semana de Museus, cujo tema memórias e democracia contempla as pesquisas que o equipamento tem realizado durante o último ano. A atividade de setembro será uma retrospectiva de todos os rolezinhos feitos durante o ano, criando um percurso que mistura diferentes histórias até então trabalhadas pelo núcleo.

Serviço:

Horário: 10h

Ponto de Encontro: Avenida São Luiz, 120 - República

Número de vagas: 30

Link de inscrição: <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlZqTcndMlndJ458W299Jnf0zksrYBWj9sFCgSCqvL0YuvTw/closedform>

30/09 - Série de cursos: Gestão Cultural LGBTQIAP+

O curso, de média duração, é voltado para pessoas LGBTQIA+ que já desenvolvem algum tipo de trabalho na cultura (seja na área artística ou nas áreas de gestão e produção culturais). “O objetivo é ajudá-las a ter uma visão mais estratégica de gestão cultural, a partir de reflexões e ferramentas práticas que trarão novas possibilidades para a realização, sustentabilidade e circulação de suas iniciativas e projetos culturais ou dos espaços onde trabalham”, afirma Paula Cavalcante, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Formações do MDS.


O número de vagas é limitado, portanto será feita uma seleção para compor uma turma diversificada entre gênero, orientação sexual/afetiva, raça, localidade e perfil cultural das pessoas candidatas.

O encerramento das inscrições ocorrerá no dia 18 de setembro. E o resultado da seleção será enviado por email entre os dias 20 à 22 de setembro.


André Fonseca será o professor que ministrará as aulas: ele é consultor, educador e pesquisador independente dentro das temáticas diversidade, comunicação e cultura, graduado em comunicação social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural pela Universidade Internacional de Barcelona.


'O curso de Gestão Cultural é um ótimo caminho para artistas que queiram ampliar o alcance dos seus projetos. Aprender a circular e monetizar a arte são pontos importantes que ajudam a garantir que o artista tenha retorno financeiro do seu fazer artístico', conta Fonseca.

Serviço:

Data: 30/09/2023

Horário: 9h00 às 13h00

Local: Avenida São Luiz, 120 - República

Número de vagas: 15

Link de inscrição: <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScg8uPHNPi2Z_SPO9dJiFtgI18XvpKSO4Uf770tM51n7hCuxw/viewform>

コメント


bottom of page