• Pimenta Rosa

Centros Universitários Facens e Newton Paiva realizam hoje painel sobre gênero

Diálogos Contemporâneos discute temas relevantes para o futuro da sociedade e visa inspirar estudantes do ensino superior a se tornarem protagonistas



Nesta terça-feira (19/10), os Centros Universitários Facens e Newton Paiva , em parceria com o Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), realizam o terceiro painel virtual do Diálogos Contemporâneos. O objetivo do projeto é colocar questões humanitárias, ambientais e sociais no centro do debate a partir da ideia de responsabilidade social, aumentando o engajamento para temas que estão diretamente relacionados ao futuro da sociedade.

O terceiro debate do Diálogos Contemporâneos, que acontece das 18h às 19h, tem como tema - Gênero e Diversidade. A riqueza de uma sociedade e de uma cultura é a mistura e a diversidade que nós, como cidadãos, temos. Estamos educando as pessoas para conhecerem suas forças e potenciais e aceitarem os outros da maneira que eles são? A ideia deste bate-papo é falar sobre ações que promovam uma sociedade mais empática e justa e como educadores e instituições de ensino podem contribuir para esta mudança de cenário.

Participarão deste primeiro painel, Evgeny Afineevsky, Du Migliano e Viviane Elias Moreira. Conheça os palestrantes:

Evgeny Afineevsky - é um diretor indicado ao Oscar e ao Emmy. Lançou, recentemente, seu novo documentário, FRANCESCO, que retrata a jornada ao lado do Papa Francisco em sua inspiradora e contínua missão nestes dias sombrios para a humanidade, para unir as pessoas do mundo por meio de atos de amor e bondade, indo além das barreiras religiosas. Este longa é um "apelo à ação" e uma mensagem de esperança, humanidade, compaixão, unidade e redenção dentro das trevas dos nossos tempos.

Du Migliano - tem 33 anos, é formado em Comunicação na ESPM-SP com especialização pela Libera Univesitá di Milano na Itália e cursa mestrado em Inteligência Tecnológica e Design Digital pela PUC-SP. Aos 24 anos fundou a 99jobs.com, uma comunidade colaborativa online de carreira, que pretende redesenhar a forma como as organizações e as pessoas se conectam baseado em suas crenças e valores. É professor convidado dos principais MBAs empresariais do país (FGV, IBMEC e FIA), nas cadeiras de Employer Branding / Digital Transformation, e Specialist Speaker na Hyper Island Brasil e Digital House Brasil.

Viviane Elias Moreira - é cofundadora da edutech PLURIEbr, atuou em empresas nacionais e multinacionais nos segmentos varejistas, bancários, seguros e saúde, além de ter atuado como Technical Expert em processos de certificação em Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios na América Latina. Atualmente é Gerente Sênior de Resiliência Corporativa, associada a WCD (Women Corporate Directors) e uma das integrantes do Grupo Conselheiras 101, 1º grupo de formação de executivas negras para posições de conselho, colíder do grupo de diversidade racial Melanina, além de atuação em grupos de trabalho com foco em diversidade racial, violência contra a mulher e violência de gênero.

Os próximos encontros mensais vão debater questões como mudanças climáticas; e crise dos refugiados. Com inscrições gratuitas, o evento será transmitido online e está aberto para qualquer pessoa que queria conversar e pensar sobre os rumos da nossa sociedade e os desafios sistêmicos que enfrentamos. Serviço

Diálogos Contemporâneos

19 de outubro - das 18h às 19h - Transmissão on-line

Inscrições gratuitas - https://www.semesp.org.br/dialogos/genero-e-diversidade/

Próximos encontros:

16 de novembro - Mudanças climáticas

15 de fevereiro/2022 - Crise dos refugiados

Sobre a Facens

O Centro Universitário Facens é um Smart Campus, que alinha sua missão e projetos aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com todos os parceiros, colaboradores, professores e alunos, por meio de pesquisas e soluções para cidades inteligentes, humanas e sustentáveis, reconhecido e premiado dentro e fora do país. Considerada uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil, com nota máxima (5) do MEC, a instituição completa 45 anos de história em 2021, com foco no desenvolvimento cidadão e empreendedor de seus alunos, na busca constante por inovação social e tecnológica. Oferece 14 cursos de graduação e 19 de pós-graduação, abrangendo áreas como engenharia, arquitetura e urbanismo, tecnologia, entre outros. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, em um espaço verde com mais de 100 mil m², mais de 50 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. https://facens.br/

Sobre a Newton Paiva

Com 49 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais.


Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE - Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU - Centro de Exercício Jurídico, NPCont - Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus - primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N.


Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais. Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030. Veja mais em https://www.newtonpaiva.br

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro.


Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

9 visualizações