Claudia Werneck marca seu o retorno à literatura com o lançamento de 'Tia Zilda - Histórias de Inclusão'
- Pimenta Rosa
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de abr.
Jornalista, ativista, empreendedora social, palestrante e consultora internacional, acumula mais de 100 prêmios e reconhecimentos globais. Sua obra 'Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?' é uma referência internacional no campo da inclusão social.

Única escritora brasileira recomendada por UNESCO e UNICEF, Claudia Werneck é uma das maiores referências em acessibilidade e inclusão.
A jornalista e ativista em Direitos Humanos Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, lança no próximo dia 11, às 10h, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, seu mais novo livro: 'Tia Zilda - Histórias de Inclusão'. A obra, publicada pela WVA Editora e Escola de Gente, com apoio da Lei Rouanet, reforça a importância da acessibilidade na literatura e amplia o alcance da leitura inclusiva.
Com prefácios assinados por Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, Sheila Kaplan, doutora em Literatura e jornalista cultural, e Diego Werneck Arguelhes, professor do Insper, o livro apresenta uma coletânea de contos, crônicas e artigos já publicados em diversos meios. A diversidade linguística e cultural da autora é evidenciada ao longo das páginas, proporcionando aos leitores uma experiência enriquecedora e reflexiva.
O lançamento do livro ocorre em um momento emblemático para a literatura no Brasil. O Rio de Janeiro foi eleito pela UNESCO como a Capital Mundial do Livro 2025, sendo a primeira cidade lusófona a conquistar esse título. A publicação reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à democratização do acesso à leitura.
Retorno à Literatura e Compromisso com a Inclusão
Autora de 14 livros em português, inglês e espanhol, com mais de 500 mil exemplares vendidos, Claudia Werneck é referência internacional em comunicação acessível e inclusiva. Seu retorno à literatura acontece após uma década dedicada à Escola de Gente e ao advocacy pelos direitos humanos. O livro aborda temas como inclusão e diversidade, trazendo reflexões também sobre o impacto do mundo digital durante e após a pandemia de covid-19, sob a perspectiva da educação e cultura inclusiva.
A obra é o segundo volume da campanha "Todas as Pessoas Têm Direito a Conhecer Todas as Histórias", lançada pela WVA Editora e Escola de Gente em 2011. O primeiro livro da iniciativa foi o infantil Sonhos do Dia.
Livro em Nove Formatos Acessíveis
O compromisso com a democratização do acesso à leitura se reflete na disponibilização de 'Tia Zilda - Histórias de Inclusão' em nove formatos acessíveis: impressão em tinta, PDF, TXT, DOC, e-book acessível, vídeo com Libras e legenda, audiobook, audiobook com audiodescrição e vídeo em linguagem simples. A capa da obra contará com um QR Code em relevo, facilitando o acesso às versões acessíveis. Além disso, o uso de wire-o no encadernamento facilitará o manuseio por pessoas com dificuldades motoras.
Todos os formatos do livro estarão disponíveis gratuitamente no premiado aplicativo "VEM CA", da Escola de Gente, e nas plataformas digitais da instituição. A distribuição também será gratuita para estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como para bibliotecas públicas. Durante o lançamento, 200 exemplares serão disponibilizados ao público presente.

Serviço
Lançamento do livro "Tia Zilda - Histórias de Inclusão"
Data: 11 de abril de 2024 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Comentários