• Pimenta Rosa

Clubes alemães, em protesto contra a UEFA, prometem iluminar estádios com Arco-Íris

Federação alemã pediu para à UEFA para iluminar o Allianz Arena com as cores da bandeira do arco-íris, nesta quarta-feira (23/06), no jogo contra a Hungria pela Eurocopa



Times alemães decidiram iluminar seus estádios com as cores do arco-íris, num protesto contra a decisão da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA, da sigla em inglês) para iluminar o Allianz Arena com a bandeira LGBT, onde acontecerá o jogo contra a Hungria, nesta quarta-feira (23/06). O ato foi encarado pela entidade organizadora da Eurocopa como político, já que o parlamento húngaro aprovou uma lei apontada pelos demais países como homofóbica.


A UEFA já tinha aberto uma investigação contra o goleiro alemão, Manuel Neuer, por usar, durante o Mês do Orgulho LGBT, a braçadeira de capitão com as cores do arco-íris. A princípio a entidade queria multar o jogador e a Federação alemã, por entender que era um ato político, proibido pelo estatuto da UEFA. No último domingo, entretanto, eles entenderam que o ato era uma forma de combater a homofobia e a discriminação no esporte, arquivando o processo.


'A UEFA, por meio dos seus estatutos, é uma organização política e religiosamente neutra. Dado o contexto político deste pedido específico - uma mensagem que visa uma decisão tomada pelo parlamento nacional húngaro - a UEFA deve recusar este pedido', afirmava o documento enviado ao prefeito de Munique, Dieter Reiter.


Em protesto, clubes alemães se posicionaram pela diversidade e contra a discriminação, garantindo que vão iluminar seus estádios durante a partida entre Alemanha e Hungria com as cores do arco-íris. Equipes como Wolfsburg e Colônia garantiram que irão iluminar os estádios às 21h, enquanto o estádio Olímpico de Berlin, onde joga o Hertha Berlim, também se posicionou pela diversidade.


'Quando se trata de tolerância e direitos humanos, estaremos presentes - amanhã, a partir das 21h', disseram os gestores do estádio Olímpico.

20 visualizações