• Pimenta Rosa

Com a aproximação do Verão, especialistas alertam para os riscos do câncer de pele

Dezembro Laranja alerta a população para a necessidade do uso de filtro solar e o acompanhamento médico no aparecimento dos primeiros sintomas da doença



Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos só de câncer de pele. A médica Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD) alerta para a preocupação de cuidar da saúde em todos os meses e ensina os sinais que merecem atenção. Para Dra. Adriana, é essencial prestar atenção nas manchas na pele, novas pintas que surgem ou aquelas que já estão pelo corpo, mas estão ficando diferente. E, antes de qualquer coisa: jamais esquecer do uso do protetor solar diariamente, mesmo nos dias sem sol e dentro de ambientes fechados!

'O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem as pintas, por meio de avaliações anuais com especialista, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade', afirma.

Para ajudar nesse combate, a médica alerta para os seguintes sintomas:

• Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

• Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

• Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

• Nódulos na pele sem causa aparente.

A seguir, a metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações dos três tipos de câncer da pele, a famosa Regra do ABCDE auxilia na identificação dos sinais perigosos:

Assimetria

Se é simétrico ou assimétrico. Os dois lados são iguais?

Borda

Como são as bordas? Retas que formam um círculo ou muito irregulares?

Cor

Somente de cor acastanhada ou possui outras cores como preto, marrom escuro, rosa.

Dimensão Maior ou menor que 6 milímetros?

Evolução

Tem crescido ou mudado de cor, ou não evoluiu?

Para qualquer dúvida ou em caso de sinal suspeito, é essencial buscar um dermatologista, uma vez que nenhum exame caseiro substitui a consulta e avaliação médica.

5 visualizações