• Pimenta Rosa

Com foco na diversidade, Mattel lança a primeira Barbie Trans, celebrando os 50 anos de Laverne Cox

A premiada atriz das séries Orange is a New Black e Inventando Anna acompanhou a criação da nova boneca como forma de dar representatividade a milhões de jovens trans



Laverne Cox, atriz conhecida por seus papéis nas séries Orange is a New Black e Inventando Anna, é a primeira mulher trans a ser representada em uma boneca Barbie. O lançamento, anunciado nesta quarta-feira (25/05) pela Mattel, é uma homenagem ao aniversário da atriz, que completa 50 anos no próximo domingo (29/05).


'Não posso acreditar. Amo a roupa dela', disse a atriz em entrevista à revista People. 'O que mais me excita sobre ela estar no mundo é que as jovens trans podem vê-la e talvez comprá-la e brincar com ela, e saber que há uma Barbie feita pela Mattel, pela primeira vez, à semelhança de uma pessoa trans', completou.


Vice-presidente executiva e chefe global de Barbie e bonecas da Mattel, Lisa McKnight ressaltou o orgulho da empresa em destacar a inclusão e aceitação em todas as idades, e reconheceu o impacto significativo de Laverne na cultura com uma Barbie Tribute Collection.


O processo de criação da boneca, que usa um espartilho vermelho e saia de tule sobre um body prateado com botas de salto alto, foi totalmente acompanhado por Cox, que deu sugestões sobre os traços afro-americanos e sobre o cabelo. A roupa, que pode se transformar em várias combinações, também foi ideia da atriz.


'Uma boneca que representa uma pessoa trans, da amplitude de Laverne Cox, empodera, dá visibilidade e nos sujeita a entender que a diversidade também deve ser colocada nas brincadeiras, nas ações cotidianas, nos jogos...', afirmou Layza Lima, coordenadora da área de mulheres trans da Aliança Nacional LGBTQIA.


Não é a primeira vez que Laverne Cox faz história. Em 2015, tornou-se a primeira pessoa trans a ganhar estátua no museu Madame Tussauds, e a primeira trans a aparecer na capa da revista Time.

18 visualizações