• Pimenta Rosa

Com o tema 'Vote com Orgulho', maior Parada LGBT do mundo volta à Avenida Paulista

Evento está marcado para começar às 12h deste domingo, com diversas atrações e muita conscientização sobre a importância da representatividade na política



A Avenida Paulista, coração de São Paulo, vai se colorir com as cores do diversidade neste domingo, durante a 26ª Parada do Orgulho LGBT, considerada a maior do mundo. Com a presença de diversos artistas, os organizadores querem que seja mais que uma grande catarse, depois desses anos de pandemia, mas o momento de conscientizar a população para a necessidade de garantir nas urnas as conquistas alcançadas ao longo das últimas décadas.


Neste ano, 19 carros farão parte do desfile e contará com a participação de artistas como Pabllo Vittar, Ludmilla, Pepita, Mateus Carrilho, Liniker, Majur, Gretchen, Tiago Abravanel, Lexa, Luisa Sonza e o bloco de Carnaval Minhoqueens. O tema da 26ª Parada é "Vote com Orgulho – por uma política que representa" e visa reafirmar o compromisso da comunidade LGBTQIA+ no combate à discriminação, respeito à diversidade e na luta por políticas afirmativas voltadas para esta parcela da população..


'É um prazer imenso retornar às ruas e reforçar ao público da sua responsabilidade em apoiar representantes que estejam comprometidos com um Brasil mais justo e igualitário', disse Claudia Garcia, presidente da APOLGBT-SP, associação responsável pela organização do evento na capital paulista.


Encontre-se na festa


  1. Famílias LGBT+ – artista: Mariana Munhoz;

  2. Prefeitura de São Paulo;

  3. Diversidade Lésbica artistas: Ana Dutra, Luana Hassen;

  4. Prefeitura de São Paulo;

  5. Diversidade Transsexual e Travesti – artista: Nick Cruz;

  6. Saúde (Aids Healthcare Foundation – AHF);

  7. Diversidade Bissexual – artistas: Ariah e Brunelli;

  8. Prefeitura de São Paulo;

  9. Diversidade Mais – artistas: Quebrada Queer, Thaline Karajá;

  10. Artistas da Noite;

  11. Diversidade Gay – artista: Kauan Russell;

  12. Vivo – artistas: Tiago Abravanel, bloco Agrada Gregos, Gretchen e Paullete Pink;

  13. Jean Paul Gaultier – artista: JoJo Todinho, Majur e as Pitayas;

  14. Amstel – artistas: DJ Heey Cat, Mateus Carrilho, Aretuza Love, Pocah e Luisa Sonza;

  15. Burger King e Avon – artistas: Pepita, Lexa, DJ Cris Negrini e Ludmilla;

  16. Smirnoff – Show Pride, que vai reunir sete vozes representantes da diversidade das orientações não heteronormativas, incluindo Danna Lisboa, Filipe Catto, Lafetah, Oxa, Piettro, Romero Ferro e WD.;

  17. Terra – artista: Liniker, MC Rebecca e Minhoqueens;

  18. Convidados Aliados;

  19. Diretoria da APOLGBT-SP e Mercado Livre – artista: Pabllo Vittar.


Outros eventos


Para marcar o evento e também homenagear o mês do Orgulho LGBTQIAP+, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo preparou uma programação especial, com exposições, saraus, exibição de filmes, bate-papos, oficinas, leituras e palestras que abordam a temática da diversidade, segundo a Agência Brasil.


Um dos destaques da programação é o bate-papo Negras Palavras: Diversidade no Museu, previsto para este sábado (18) no Teatro Ruth de Souza, no Museu Afro. Para participar do bate-papo, é necessário se inscrever no site do museu.


Já a Casa das Rosas promove o Transarau, no qual serão apresentadas performances poéticas, danças, bateção de cabelo e microfone aberto. O Transarau será no próximo dia 25, às 16h.


Na Biblioteca de São Paulo, a atração é uma palestra sobre quadrinhos trans, prevista para terça-feira (21), às 16h. As inscrições devem ser feitas por este link.


De 22 a 28 deste mês, a Fábrica de Cultura Vila Curuça promoverá encontro sobre o livro 50 LGBTQ+ incríveis, de Débora Thomé, ilustrado por artistas LGBTQIAP+. Mais informações podem ser obtidas no site da Fábrica de Cultura.


A programação da secretaria se estende também para os equipamentos culturais instalados em outras cidades do estado de São Paulo. A agenda cultural pode ser consultada no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.



21 visualizações