top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Conselho aprova Plano Estadual de Políticas Públicas para LGBTQIAPNB+

O plano foi aprovado por unanimidade e será desenvolvido em três etapas.


Por unanimidade, o Conselho Estadual LGBT da Paraíba aprovou, o Plano Estadual de Políticas Públicas para a População LGBTQIAPNB+ da Paraíba. O plano, desenvolvido em três etapas, surge como uma resposta abrangente e inclusiva às sugestões e ideias da sociedade, visando à implementação de políticas públicas eficazes para essa parcela da comunidade.


O processo de criação do Plano Estadual foi conduzido de forma colaborativa e envolveu diversos setores da sociedade, demonstrando um esforço conjunto para garantir a representação e participação de diferentes perspectivas. Durante a primeira etapa, a sociedade respondeu a perguntas e apresentou sugestões, que posteriormente foram sistematizadas por um grupo de trabalho composto por representantes de várias secretarias de governo, Universidades, Ministério Público, Defensoria Pública e membros da sociedade civil, com destaque para o movimento LGBT do Estado.


A segunda etapa foi marcada por seis meses de debates construtivos e organização meticulosa, liderados pela equipe técnica da Gerência Executiva dos Direitos Sexuais e LGBT da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. Essa fase contou com a das Coordenações dos Centros Estaduais de Referência LGBT e da Casa de Acolhida LGBT Cris Nagô, consolidando o plano em seis eixos fundamentais: Direitos Humanos, Justiça e Segurança Pública; Trabalho, Emprego, Renda e Moradia; Saúde Integral; Educação, Tecnologia e Inovação; Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; e Assistência Social.


'Cada eixo aborda áreas cruciais para o bem-estar e a inclusão da população LGBTQIAPNB+, destacando o compromisso do plano em abordar as necessidades holísticas e multifacetadas dessa comunidade', disse Fernando Luiz , gerente de Direitos de LGBT da Semdh.


Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, o Plano Estadual de Políticas Públicas para a População LGBTQIAPNB+ da Paraíba agora avança para a fase de apreciação jurídica do governo, um passo importante rumo à sua futura implementação:


'Com a aprovação do governo, essas políticas destinadas a garantir direitos, oportunidades e igualdade para a população LGBTQIAPNB+ poderão se tornar uma realidade concreta'.

1 visualização
bottom of page