top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Contaí celebra um ano de projeto e reúne empreendedores LGBTQIAP+ e líderes das maiores empresas

A comemoração contará com shows e debates sobre negócios e mercado de trabalho, e apresentação exclusiva dos projetos de expansão da agência para a América Latina.



No dia 30 de janeiro, às 18h, em Pinheiros na Estação São Paulo, acontecerá o 'Consolidação e Expansão 2023', em comemoração ao 1 ano do Contaí Summit, projeto focado em atuar na criação de espaços para que empreendedores possam se reunir, fazer conexões e discutir o futuro do ecossistema do empreendedorismo LGBTQIAP+ no Brasil e América Latina. O evento, idealizado por Raquel Virgínia, CEO e fundadora da Nhaí!, agência de ideias para a inovação a partir da diversidade, está na sua quinta edição e já impactou mais de 2 mil pessoas. Para a nova edição, a agência irá promover um jantar para convidados, com shows, além da apresentação exclusiva dos projetos de expansão para a América Latina.

Criado no início de 2022, o Contaí já passou pelas cidades de São Paulo e Salvador e abordou temas como visibilidade trans, mulheres LGBTQIAP+ empreendedoras e afroempreendedores LGBTQIAP+. Além de ser um encontro de negócios, o evento conta com lançamento de pesquisas com dados exclusivos sobre o perfil de consumo, mercado de trabalho e a relação com dinheiro para pessoas LGBTQIAP+ no Brasil.

'Com o Contaí, nós trabalhamos para entender, por meio de dados, processos, estratégias e caminhos para a geração de oportunidades de negócio, além é claro, de olhar as barreiras e dificuldades para esta população. Queremos mostrar que todos possuem talento e que merecem atenção, independente de qualquer autodefinição. O ano de 2022 foi de muito sucesso e conexões para o projeto, e a ideia é que neste ano a iniciativa consiga aproximar ainda mais pessoas e ampliar as parcerias', explica Raquel Virginia CEO e fundadora da Nhai!.

Com patrocínio da Amstel e Mercado Livre, a programação do jantar inclui apresentações artísticas e interação entre os convidados. A presença de grandes marcas no evento é um ponto de destaque para a organização que sabe dos desafios de ter o suporte de grandes players do mercado na promoção de projetos voltado a comunidade LGBT.

'O cenário do empreendedorismo LGBTQIAP+ está crescendo, principalmente por meio de iniciativas como o Contaí, e, por isso, o apoio de marcas relevantes é de suma importância, pois agrega conhecimento e oportunidades para essa comunidade. Além, é claro, da promoção de networking e inovação', comenta Raquel.

'Amstel é uma cerveja nascida em Amsterdã que carrega os valores presentes no estilo de vida da cidade como: liberdade, respeito, tolerância e autenticidade. Reconhecemos toda potência da comunidade LGBTQIAP+ e, por meio de nossas campanhas, buscamos incentivar as pessoas a serem o que quiserem ser. Temos orgulho do trabalho que estamos construindo em apoio a empreendedores LGBTQIAP+ que por meio do seu negócio batalham pela liberdade financeira para serem o que quiserem', afirma Anna Luisa Dafico, gerente de Marketing de Amstel.

Nas últimas 4 edições o Contaí Summit contou com o apoio de Avon, Ambev e Meta.

Insights inéditos sobre empreendedorismo negro e LGBTQIAP+

Nas quatro edições do evento a Nhaí!, em parceria com a agência de publicidade AlmapBBDO, conduzida pela plataforma de pesquisas de mercado, One The Go, apresentou as três pesquisas, sobre os recortes do empreendedorismo LGBTQIAP+ e negro. Para a elaboração dos levantamentos, foram ouvidos 712 empreendedores LGBTQIAP+ de todo o país ao longo de 2022.

'Ouso dizer que os trabalhos que fizemos trouxeram recortes que ainda não tínhamos no mercado. Pela primeira vez conseguimos um dado mais concreto de que o setor de beleza é o mais procurado pela comunidade LGBTQIAP+, enquanto o setor automobilístico não aparece em nenhum momento. Com essas informações conseguimos ter uma visão mais ampla de como o mercado se comporta, como deve ser explorado e onde estão os desafios', informa Virginia.

A última pesquisa, lançada em novembro, foca no afroempreendedorismo LGBTQIAP+, e aponta que 6 em cada 10 empreendedores negros buscaram sua independência financeira de forma espontânea. Por outro lado, parte expressiva desse público empreende por necessidade e 32% relatam dificuldade com o preconceito em cima da orientação sexual e racial.

Outra amostra significativa é a de que 82% dos entrevistados investem com o próprio dinheiro e apenas 38% conseguem empréstimos bancários ou financiamentos. E devido a orientação sexual a dificuldade de empréstimo resulta em 51%, número que sobe para 54% quando falamos em raça.

'Com essas informações não somente conseguimos enxergar com ainda mais nitidez todas as dificuldades dentro dos recortes de público que ouvimos, mas também enxergar grandes oportunidades para empresas e marcas. Um dos dados que chamou bastante atenção, por exemplo, está na inspiração para empreender: 81% dos empreendedores que falamos afirmam ter tido alguma fonte de inspiração. Desses, 34% atribuem essa inspiração à família e amigos, 15% a celebridades e apenas 6% se inspiram em marcas. O que percebemos é que a inspiração vinda de marcas é irrisória.Não são elas que representam esse público enquanto empreendedores. E esse é justamente o convite do Contaí e da AlmapBBDO: aproximar marcas de empreendedores LGBTQIAP+ com apoio prático e inspiração', comenta João Gabriel Fernandes, Vice Presidente de Estratégia da AlmapBBDO.

SERVIÇO

Data: 30/01/2023

Horário: 18h às 22h

Local: Estação São Paulo, Rua Ferreira de Araújo, 625, Pinheiros - SP


1 visualização

Comments


bottom of page