top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

'Coragem pra ser feliz' é tema da 27ª Parada do Orgulho LGBTI Rio

Com 10 trios elétricos, passeata acontece hoje (27/11), na Praia de Copacabana. Na ocasião será divulgada a Carta Por Um Brasil sem LGBTIfobia endereçada ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.



Começa daqui a pouco, a partir das 11h, no Posto 5 da praia de Copacabana, a 27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio. Com a campanha 'Coragem pra ser feliz', desenvolvida pelo diretor de criação Bruno Bertani, da Industria Nacional Design, o ato convida todos, todas e todes a olhar para o futuro com otimismo e garra, lembrando das conquistas alcançadas pelo movimento LGBTI+, mas sem esmorecer diante de um Brasil que ainda é reconhecido como o país que mais mata pessoas LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo) no mundo, e que precisa urgentemente retomar a pauta da promoção do respeito à diversidade e da implementação de políticas públicas para a comunidade, o que não ocorreu neste atual governo federal.


Organizada pela ONG Grupo Arco-Íris, a Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2022 contará com 10 trios elétricos, alas temáticas que reforçam a importância da preservação da Amazônia e o Meio Ambiente, homenagem às vítimas da covid 19. Tem o desafio de aliar festa e exaltação às liberdades individuais à conscientização para um país livre da LGBTIfobia e com justiça social. Nesse sentido, a marcha reunirá diferentes grupos discriminados – pessoas LGBTI+, negras, mulheres, povos originários e outros, com o objetivo de reforçar que a luta por um Brasil igualitário e de todos nós.


'Essa é a Parada do renascimento após um período de dor e perdas em razão da covid 19 e especialmente pelo aumento do discurso de ódio em parte da sociedade contra nossa comunidade LGBTI+. Do nosso renascimento como cidadãos de direitos. Sabemos que retomar o caminho para o respeito às nossas identidades exigirá coragem para romper com últimos anos de conservadorismo e com a tentativa de fazer o ódio imperar. Somos sempre pelo afeto e pelo diálogo, porque, no final, o amor venceu e sempre vencerá', afirma Cláudio Nascimento, Presidente do Grupo Arco-Íris e Coordenador Geral da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2022.


Para demarcar as reivindicações da comunidade LGBTI+ será divulgada a Carta Por Um Brasil sem LGBTIfobia, endereçada ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, com propostas de políticas públicas nos campos da segurança, saúde, educação, trabalho e renda, cultura, esporte e lazer, turismo, assistência social e direitos humanos.


Resistindo às opressões e a carência de apoio privado e público da gestão anterior, inclusive financeiro, neste ano a Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2022 contará com a retomada do patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro. A ausência de apoio privado será compensada com muita energia, gritos de respeito, liberdade e um potente momento de luta pelo direito de amar quem quiser. Os organizadores planejam, ainda, uma série de atividades ao longo da semana, como seminários, encontros com parlamentares LGBTI+ e aliados à causa, shows artísticos e a entrega do Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos.

A Parada LGBTI+ Rio

A Parada do Orgulho LGBTI Rio é organizada há 27 anos pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT e leva para as ruas pessoas que lutam por direitos iguais, que combatem a intolerância, o preconceito e o ódio, dando voz as pessoas que por tantos anos viveram e vivem à margem da sociedade, mostrando que o mundo está avançando para um lugar que respeita a diversidade e que todos têm o direito de amar quem quiser. Ela é considerada o terceiro maior evento da cidade e leva centenas de milhares de pessoas para a mais famosa praia do mundo. A Parada é sinônimo de vanguarda. Foi a primeira do Brasil e desde então cumpre papel importante na luta pela igualdade de direitos para a população LGBTI no país.




Patrocinadores e parcerias

Em 2022 a 27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio é realizada com o patrocínio Prefeitura do Rio de Janeiro, através da CEDSRIO – Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública; apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, site Pheeno, NN Advogados, Aliança Nacional LGBTI+, Rede Gaylatino, Escola de Divines, Instituto Federal do RJ, INI - Instituto Nacional de Infectologia, Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e Governo do Estado do RJ através do Programa Rio Sem LGBTIfobia, Secretaria de Estado de Saúde do RJ e Secretaria de Estado de Cultura do RJ; Câmara de Comércio e Turismo LGBTI do Brasil.




SERVIÇO:

27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio

Dia: 27 de novembro (domingo)

Concentração para a Parada e início dos shows: 11h

Local: Posto 5

7 visualizações

Comments


bottom of page