top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Curso gratuito sobre etarismo e estratégias de diversidade para RH

Programação do Colettivo, plataforma do Vagas.com, vai abordar estratégias de inclusão de profissionais com mais de 50 anos; inscrições estão abertas desde a terça-feira (02/08)



A plataforma Colettivo, hub de diversidade e inclusão do site Vagas.com, lança o curso online 'Etarismo e as gerações nas organizações'. O material é gratuito e direcionado para qualificar profissionais de recursos humanos nos temas de etarismo e interseccionalidade, transição de carreira aos 50+, atração e retenção de talentos desse grupo e as formas de progressão na carreira a partir dos 50 anos.

A responsabilidade dos setores de RH tem aumentado com a adoção de práticas ESG, que demandam no ‘S’ do ‘social’ a aplicação de políticas efetivas para o grupo 50+, que possam ser verificadas e que tragam resultados.

'Já não é uma novidade dizer que diversidade e inclusão são pilares fundamentais para melhorar resultados e oferecer melhores experiências de trabalho. O curso vem ajudar a dar o passo seguinte, que é identificar quais são as principais diferenças entre gerações, as mudanças no mercado de trabalho e as estratégias para evitar o etarismo e para melhorar o convívio intergeracional e a dinâmica do trabalho nas empresas. Esperamos que os profissionais façam, se apropriem e divulguem o curso, porque ganham as empresas e ganham os profissionais', diz Renan Batistela, especialista de Diversidade e Inclusão na Vagas.com.

A população do Brasil está envelhecendo e o grupo de pessoas com 50 anos ou mais tende a ser uma parcela cada vez mais ativa no mercado de trabalho. Para garantir uma qualificação variada, da comunicação à promoção de mudanças na cultura da empresa, o curso conta com diversos especialistas. As inscrições e a participação são gratuitas e haverá emissão de certificado. Inscrições no site do Colettivo (clique aqui).

Confira a lista de especialistas do curso:

Tânia Chaves

Graduada em comunicação e especializada no uso de tecnologias em comunicação social. Tem mais de 30 anos de atuação nas áreas de publicidade e marketing. Ela tem passagem tanto no marketing de forma generalista, sendo gerente e coordenadora de marketing, quanto de forma especialista, com foco em mídia off-line e em produção de conteúdo. É analista de diversidade no setor de educação.

Gael Benitez

Homem trans, branco, pansexual, endossexo e sem deficiência. Jornalista, consultor de diversidade e inclusão e coordenador de comunicação. Entusiasta e especialista em comunicação para a diversidade, marceneiro de final de semana, permacultor e otimista por um futuro com equidade.

Inês Barreto

Formação acadêmica em Economia, docente, especialista em formação de professores e gestora educacional. Arquitetura de currículos com foco na qualidade do ensino, na avaliação de aprendizagem e indicadores. Design em equipes multidisciplinares de plataformas de desenvolvimento de soft skills e da carreira para os alunos. Diretora acadêmica em um grupo educacional no período no qual houve a expansão regional e do número de alunos, processos de fusão, recuperação financeira e de marca de instituição, abertura de capital da empresa e a estruturação do projeto de inovação acadêmica e implantação da EAD. Coordenação da especialização em formação de professores em parceria com a Universidade de Tampere (Finlândia). Analítica, criativa, flexível, que trabalha em equipe e focada em resultado.

Leonardo Drummond

Homem LGBTQIA+, consultor e palestrante sobre Diversidade e Inclusão. Tem 20 anos de experiência profissional. É também professor e pesquisador. Atualmente, leciona no Centros Universitários UNA (Belo Horizonte), onde já foi responsável por disciplinas como Diversidade Étnico-Racial, Sexual e de Gênero, e na Universidade de Jyväskylä (Finlândia). Tem experiências com formações em Diversidade, Equidade e Inclusão, apoiando organizações do Brasil e do exterior. Graduado em Jornalismo, tem pós-graduação em Produção e Crítica Cultural. Em sua pesquisa de mestrado, desenvolveu um modelo para produção de conteúdo audiovisual para cursos online de LIBRAS.

Samara Barbosa

Filha de nordestinos e mãe atípica da Antonia. Educadora e cofundadora da Diversifica, parceira da agente de inclusão digital Tina Descolada, projetos que abraçam a diversidade humana. Coordenadora do curso de pós-graduação em Diversidade e Inclusão nas Organizações em parceria com o Instituto Anima. Consultora na área de qualidade, atuando no desenvolvimento e treinamento de equipes. Possui experiência de mais de 15 anos na área de educação, passando pela sala de aula, gestão acadêmica e educação corporativa.

Mestre em Engenharia de Produção com experiência em projetos de Inovação e Educação. Pós-graduada em Training of Trainers pela Universidade de Tampere (Finlândia).

Sobre a Vagas.com


A Vagas.com é uma empresa de tecnologia que tem o propósito de promover encontros de valor entre profissionais e empresas. Oferecemos soluções como o Vagas for business para apoiar empresas em seus processos de contratação, e o Vagas.com para pessoas que buscam vagas de emprego gratuitamente.


Os números do Vagas.com


+2000 empresas que utilizam a plataforma de recrutamento e seleção

+800 mil visitas Mensais no site de carreiras

+51 das 100 maiores empresas do País dentre os clientes

+23 milhões de currículos cadastrados na base

+140 mil vagas conduzidas na plataforma de recrutamento e seleção em um ano

+5 milhões de candidaturas por mês por meio do Vagas.com

6 visualizações

Comments


bottom of page