top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Embratur e Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil firmam parceria estratégica para impulsionar turismo LGBTQIA+

Acordo de Cooperação Técnica busca fortalecer a promoção de destinos brasileiros para o segmento LGBTQIA+. A Embratur também lançou pesquisa inovadora visando aprimorar e fortalecer o turismo na cidade do Rio. Até 7 de janeiro, cariocas e visitantes, brasileiros e estrangeiros, podem utilizar QR Codes instalados em 11 locais estratégicos para responder a um questionário.


Embratur e RioTur realizam levantamento que irá melhorar e fortalecer o turismo na cidade do Rio de Janeiro. Em troca das respostas da pesquisa, os turistas recebem vouchers de desconto para usar em atrativos turísticos, como no Bondinho do Pão de Açúcar. Foto divulgação - Marcio Menasce/Embratur


Turistas que escolheram o Rio de Janeiro têm agora a oportunidade de contribuir para uma pesquisa inovadora visando aprimorar e fortalecer o turismo na cidade. Até 7 de janeiro, cariocas e visitantes, brasileiros e estrangeiros, podem utilizar QR Codes instalados em 11 locais estratégicos para responder a um questionário. Esse esforço colaborativo visa a formação de um banco de dados sobre o fluxo turístico, comportamento dos visitantes e suas preferências. Como incentivo, os participantes recebem vouchers de desconto para atrações turísticas, incluindo o Bondinho do Pão de Açúcar.


Desenvolvido pela Smart Tour em parceria com a RioTur, Embratur (Agência Brasileira de Promoção do Turismo) e Grupo Iter, o Sistema Especialista Turístico (SET) utiliza inteligência artificial para simular o conhecimento e a tomada de decisão de especialistas em turismo. Edivaldo Reis, gerente de Inovação da Embratur, destaca que a utilização de IA no turismo permite uma gestão mais assertiva e a criação de políticas que aprimoram a experiência dos turistas nos destinos brasileiros.


Desde 2023, a Embratur investe em inovação para melhorar a gestão do turismo. A inauguração do EmbraturLAB, centro de desenvolvimento de inovação aplicada ao turismo, reflete esse compromisso. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressalta que o turismo precisa se adaptar às linguagens e necessidades contemporâneas, destacando o potencial brasileiro para inovações no setor.


Com o objetivo é fortalecer a promoção e apoiar a comercialização de destinos estratégicos do Brasil para o segmento LGBTQIA+, a Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil deram um passo importante e assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que inclui a execução de ações conjuntas delineadas em um Plano de Trabalho.


Ricardo Gomes, presidente da Câmara LGBT, destaca a importância dessa parceria para o turismo LGBT no Brasil, enfatizando o potencial de atrair visitantes de todo o mundo. A Embratur, desde o início de 2023, mantém uma coordenação dedicada ao 'Afroturismo, Diversidade e Povos Originários' para promover a cultura brasileira como inclusiva e acolhedora.


O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, considera o acordo como um marco na história da agência, fortalecendo destinos brasileiros e o setor turístico nacional. Ele parabeniza Ricardo Gomes pela contribuição essencial à comunidade LGBTQA+. O Brasil, reconhecido como um dos principais destinos LGBT do mundo, continua a potencializar o turismo de diversidade, impulsionando a economia do país.


'Queremos fortalecer o turismo no Brasil, de forma a estimular a promoção internacional de segmentos do turismo, como os voltados para o público LGBT, como também para os povos originários e o afroturismo. A nossa parceria irá fortalecer os destinos brasileiros, como também o trade turístico nacional, para que possam receber cada vez mais e melhor o turista LGBT do Brasil e do mundo'. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar Ricardo Gomes pelo trabalho à frente da Câmara LGBT, que tem sido fundamental para a comunidade LGBTQA+ brasileira', conclui.

2 visualizações
bottom of page