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Empresa lança Guia de Linguagem Inclusiva para ajudar na produção de conteúdo

Com a entrada em vigor da decisão do Conselho Nacional de Justiça, que autoriza os cartórios a registrarem bebês sem sexo definido, a MCM Brand Experience fez o guia



Já está em vigor a nova medida do Conselho Nacional de Justiça, que autoriza cartórios de todo o Brasil a registrarem bebês sem o sexo definido. No passado, era necessário apresentar laudos médicos ou judiciais para conseguir a mudança de sexo no registro, que agora acontece sem tanta burocracia. A medida é uma grande conquista para a inclusão das diversas identidades de gênero.


Com o objetivo de conscientizar a equipe na produção de conteúdo de todos os projetos, assim como oferecer um material educativo sobre inclusão para a sociedade, a MCM Brand Experience lançou o Guia de Linguagem Inclusiva. O guia vai de encontro a nova medida para bebês intersexo, pois aborda termos de linguagem que podem ser utilizados com diversas categorias, como transsexuais e pessoas com gênero neutro, por exemplo, sem reforçar estereótipos. Questões de cor, etarismo, pessoas grávidas, com deficiência e orientação sexual também foram abordadas.


Renata Ankowski, COO da MCM, ressalta que produzir este guia é a materialização de tudo que a agência está fazendo no dia a dia. O guia também é uma forma de estudo da cultura brasileira com expressões utilizadas no dia a dia, mas que não eram sinalizadas como preconceituosas:


‘É um documento que marca nossa história, lembrando que estamos sempre em evolução, a mudança acontece por meio da educação e nós somos parte disso’.


O preconceito, infelizmente, ainda existe na sociedade atual e trata-se de um comportamento que gera diversos conflitos entre as pessoas. Uma pesquisa realizada pelo Poder 360, revela que 81% dos brasileiros dizem ter preconceito contra negros no Brasil por causa da cor da pele. Um outro levantamento, encomendado pelo Ministério Público do Trabalho em São Paulo e realizado pelo Ibope, mostra que pessoas com deficiência na capital paulista ou região metropolitana ainda sofrem preconceito no trabalho. De acordo com os dados, 69% dos entrevistados informaram que já vivenciaram ou presenciaram algum tipo de discriminação, bullying, rejeição, assédio moral e sexual, isolamento ou até violência física no ambiente de trabalho.


Apesar da existência de diversos movimentos contra o preconceito, estereótipo e exclusão em níveis globais, a realidade ainda é dolorosa. Entretanto, percebe-se que a sociedade está reagindo cada vez mais diante de fatos preconceituosos, com repúdio e aumento da consciência coletiva. A linguagem é poderosa e pode ter efeitos variados, e nem todos entendem as palavras ou frases consideradas ofensivas. Portanto, evidenciar a mudança de hábito para si mesmo exige paciência e empatia.


Os termos utilizados no guia da MCM Brand Experience refletem as diversas identidades e experiências da sociedade brasileira recente. No manual estão inclusos termos para gravidez, pessoas com deficiência, orientação sexual, cor, etnia, inclusão social e etarismo. Por exemplo, para vagas de trabalho é muito comum solicitarem uma exigência como "é preciso comprovar experiência de mais de 10 anos", porém o termo inclusivo e correto é "precisa comprovar vasta experiência".


Com o Guia da Linguagem Inclusiva, a agência reforça o comprometimento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODSs (https://odsbrasil.gov.br/), da ONU, contribuindo indiretamente para que seus clientes também atinjam suas metas globais de inclusão, inserindo os ODSs na prática, como o número 5 para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Renata enfatiza que as palavras são códigos, como na programação de um sistema e, por meio delas, é possível alcançar grandes melhorias para todos que trabalham na agência, gerando um efeito exponencial para a sociedade.



Sobre a MCM Brand Experience


A MCM Brand Experience é uma empresa que comunica diversidade, inclusão e sustentabilidade de seus clientes na prática, sendo uma agência de marketing e comunicação integrada. Há 23 anos, fundada por Mônica Schimenes, abraça o desafio da pluralidade de ideias e de pessoas no cotidiano. Possuem o selo Lado B, com os compromissos de sustentabilidade, equidade nos recursos humanos, comunicação acessível e inclusiva e rede de negócios sociais. Nesses anos de história, a MCM atende mais de 200 marcas, dentre elas: BASF, IBM, Suvinil, Google, ClearSale, STAEDTLER, Vedacit, Dell entre outros.


Acesse o Guia aqui.


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