top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Empresas especializadas em ampliar a diversidade e inclusão que você precisa conhecer

Este ano tivemos grandes movimentações em D&I nas empresas; Conheça 9 consultorias que trabalham em prol do impacto social para transformação de culturas organizacionais



A desigualdade social é uma realidade que também está inserida nas relações de trabalho. Por isso, o tema diversidade vem se tornando cada vez mais presente no mundo corporativo. Atualmente, várias empresas têm realizado uma série de ações afirmativas para promover a inclusão socioeconômica de populações historicamente privadas do acesso a oportunidades.

De acordo com o estudo chamado ‘Diversity Matters: América Latina’, realizado em 2020 pela empresa McKinsey, políticas de Diversidade e Inclusão no ambiente corporativo trazem diversas contribuições, principalmente na melhora do desempenho, permitindo às empresas lucrarem mais. Neste contexto, há consultorias que ajudam corporações a apostarem na representatividade no ambiente de trabalho, fazendo com que inovem e ampliem seus negócios.

Conheça abaixo, algumas das responsáveis por traçarem estratégias, partindo de pesquisas ou necessidades identificadas pelas organizações, de contratação, desenvolvimento e retenção de funcionários representantes de grupos minorizados, como negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+ e com deficiências e outros.

Mais Diversidade

A Mais Diversidade é a maior consultoria de diversidade e inclusão da América Latina, prestando consultoria no Brasil e países da região para apoio na definição de objetivos estratégicos, engajamento de lideranças, revisão de políticas, monitoramento de KPIs, além de treinamentos, pesquisas, censos e recrutamento e seleção. Partindo de pesquisas ou necessidades identificadas pelas organizações, a Mais Diversidade traça um planejamento estratégico para contratação, desenvolvimento e retenção de funcionários representantes de grupos minorizados, a exemplo de mulheres, pessoas negras, com deficiência, LGBTI+ e de diferentes gerações.

Nhaí! Criada pela empreendedora Raquel Virginia em 2021, a Nhaí, é uma Agência de ideias focada em diversidade e inovação que assina projetos como Contaí, a plataforma de instrumentalização e geração oportunidades para empreendedores LGBTQIAP+, e o Shopping Metaverso, empreendimento também voltado à comunidade LGBTQIAP+ em realidade virtual.

SILVA

Criada há 7 anos, a SILVA é uma agência criativa fundada por Clariza Rosa, Helena Gusmão, Renan Kvacek e Alan Ferreiras, com o propósito de buscar novas formas de representar o Brasil real. Criando campanhas com narrativas plurais e processos inclusivos, a agência possui um olhar sensível sobre a representação da realidade brasileira, considerando especialmente os recortes de raça e classe. E rompe estruturas sociais gerando oportunidade para diferentes grupos sub-representados como profissionais periféricos, comunidades emergentes e LGBTQIAP+. Oferecendo soluções como planejamento estratégico e criativo, metodologias ágeis, produção de conteúdo e casting, a agência é responsável pelo conteúdo do Twitter Marketing Br e tem clientes como O Boticário, Maybelline, Coca-Cola e Netflix.

Ebony English

Criada em 2008, a Ebony English idiomas nasceu num momento de expansão socioeconômica da população afro-brasileira bem como do Brasil num contexto macro, onde os temas sociais tinham uma dinâmica global, introduzindo desafios e oportunidades. Neste sentido, o papel da Ebony é promover o empowerment, mesclando diversidade e tecnologia a partir do ensino da língua inglesa, levando em conta a história e a cultura afro diaspórica.

Move Maria

Lançada em 2010 e reconhecida como uma das melhores produtoras com foco em diversidade, equidade racial e de gênero, a Move Maria, tem a proposta de intensificar a presença de negros no mercado audiovisual na produção, execução de conteúdos para mídias digitais, cinema, televisão, redes sociais, propagandas, branded content e conteúdos para plataformas de educação. Tendo fechados parceria com as principais empresas do país: Intel, Claro, Braskem, Logitech, Nissan, Gerdau, Mover, Ambev, Suzano, Itaú, Globo Filmes, dentre outras.

ImpulsoBeta Consultoria de Gestão de Mudança em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), a ImpulsoBeta realiza projetos consultivos de transformação organizacional e de aprendizagem com os objetivos de diversidade. Desde 2015 atua no Brasil e internacionalmente com grandes empresas, como Vale, Ifood, Oracle e GPA. Nasceu como uma empresa focada em equidade de gênero e ampliou o escopo, atualmente oferecendo soluções para promover a inclusão de diferentes grupos minorizados no mercado de trabalho.

{reprograma} A iniciativa de impacto social foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social, priorizando mulheres negras, trans e travestis, e tem como objetivo diminuir a lacuna de gênero e racial no mercado de tecnologia. Fundada em 2016, a {reprograma} já participou do Desafio de Impacto do Google para Mulheres e Meninas, e foi uma das 34 ONGs selecionadas pelo Google para receber um apoio financeiro de US$ 1 milhão. Atualmente, possui parceria com grandes empresas, como Accenture, Creditas, Meta, iFood e Nubank.

RM Consulting Fundada em abril de 2018, a RM Consulting é especializada em palestras e consultoria em mercado de luxo, experiência do consumidor, expansão e liderança, empoderamento pessoal, terceiro setor, diversidade e inclusão. A RM Consulting surgiu com a proposta de se tornar a maior consultoria de diversidade e inclusão em varejo no Brasil, com foco no ESG (sigla em inglês para responsabilidades ambiental, social e de governança), que engloba não só a questão de as empresas serem mais inclusivas, mas também de como o mundo corporativo pode contribuir para o crescimento e para jornada de ONGs e outras entidades filantrópicas. Entre os clientes estão Google, Santander, Facebook, Adidas, O Boticário e BR Malls.

CÔRTES e COMPANHIA Idealizada pela empresária Egnalda Côrtes, a Côrtes é a 1º agência de Creators Negros da América Latina. Sua premissa é promover conexões entre criadores de conteúdo e as maiores marcas de inovação do mercado de comunicação, além de ser uma aceleradora de negócios, mentoria e curadoria especializada. A agência representa os maiores canais com recorte racial, dentro e fora América Latina, incluindo creators como Gabi Oliveira, Murilo Araújo, Tati Sacramento, Maira Azevedo, Jacy July, PhCôrtes, Samuel Gomes e Spartakus Santiago.

1 visualização

Commenti


bottom of page