top of page

Exposição 'INTEGRA' recebe alunos do Projeto DAM+ no Centro Cultural Correios

Foto do escritor: Pimenta RosaPimenta Rosa

A mostra ressalta que a inclusão cultural deve ser uma prática constante, promovendo a participação de todos os segmentos da sociedade, sem distinção.



A exposição 'INTEGRA - A Cultura de um Povo, o Desenvolvimento de um País', em cartaz no Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro, recebeu, nesta quarta-feira (05), um grupo que se destacou entre os visitantes: a turma de 2024 do Projeto DAM+, que capacita homens e mulheres transexuais e pessoas não-binárias para o mercado de trabalho formal. O entusiasmo do grupo foi evidente, com os participantes demonstrando felicidade pelo convite especial dos organizadores da mostra.


O DAM+, uma iniciativa da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro (CDS-RIO), proporciona educação e capacitação para pessoas trans e não-binárias, visando a reintegração ao sistema educacional e a preparação para o mercado de trabalho. 'A visita é extremamente necessária, pois une o aprendizado acadêmico e as vivências culturais, reforçando as identidades sociais dos alunos', explicou Maghelli Pereira, supervisora do DAM+. Ela destacou a importância de discutir temas como sustentabilidade, que têm impacto direto nas vidas de pessoas vulneráveis.


A exposição 'INTEGRA', aberta ao público com entrada gratuita até o dia 07 de julho, conta com sete módulos abordando temas como cidades, mineração, cultura e energia. O objetivo é entreter, informar e promover uma reflexão sobre o papel de cada cidadão na sociedade, de maneira inclusiva e sem preconceitos.


Para Isabela Silva, aluna do DAM+, a experiência foi transformadora. 'Me deixou mais esperançosa, sabendo que muitas pessoas ainda têm interesse em preservar o meio ambiente através da ciência', afirmou. Larissa de Oliveira, também aluna, destacou a universalidade da mostra: 'É enriquecedora e essencial na vida de qualquer pessoa, independente de cor, credo, classe social ou orientação sexual.'


Pedro Henrique Moreira, monitor da exposição, expressou sua satisfação com a visita do grupo. 'Foi uma tarde importante para todos. Essas pessoas ocuparam espaços que também são de direito delas. Espaços culturais são para todos: LGBTI+, negros, brancos, de baixa renda, adultos, crianças e idosos' ressaltou.


O Projeto DAM+, iniciado em 2004 como DAMAS e reformulado em 2011 com a criação da CDS-RIO, visa resgatar pessoas que evadiram do ensino, oferecendo cidadania, educação e capacitação para o mercado de trabalho. Em 2022, o nome foi alterado para incluir homens trans e pessoas não-binárias, ampliando o alcance da iniciativa.


Serviço:

Exposição: 'INTEGRA: a Cultura de um Povo, o Desenvolvimento de um País'

Até: 07 de julho

Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h

Local: Centro Cultural Correios

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, Rio de Janeiro

Realização: Ministério da Cultura

Patrocínio: Repsol Sinopec

Apoio: Centro Cultural Correios

Coprodução: BN Lentini e P4 Produções

Entrada: Gratuita

10 visualizações

Comments


bottom of page