• Pimenta Rosa

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realiza webinar para promover ações na comunidade

A ação faz parte do Projeto 101010, e visa promover ações de desenvolvimento profissional para a comunidade, combatendo o preconceito e a discriminaçãp



Com o intuito de abordar a importância de desenvolver profissionalmente pessoas da comunidade LGBTI+, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realizará o oitavo webinar do Projeto 101010. O evento acontece nesta sexta-feira (8/10), às 12h, em seu canal do YouTube: https://youtu.be/aPiVaWAa5jU.


Um dos compromissos das empresas signatárias do Fórum é o investimento na capacitação e qualificação profissional diretamente ou com organizações parceiras. Também sugere que as empresas estabeleçam diálogo com organizações formadoras (escolas regulares, profissionalizantes, técnicas, universidades entre outras) para atuação conjunta na promoção dos direitos LGBTI+, favorecendo a inclusão e erradicação de práticas de discriminação.


O compromisso tem como indicativo de ação, ainda, que as empresas criem mecanismos internos para favorecer o desenvolvimento de pessoas LGBTI+ na carreira, como programas de coaching e mentoring.


O oitavo participante do Projeto 101010 será Dimitrius Oliveira, presidente da Atento Brasil, que falará sobre como a empresa vem atuando com diversidade e inclusão, com o cumprimento dos 10 Compromissos do Fórum, em especial o compromisso 8, além de indicar caminhos possíveis para o conjunto de empresas signatárias e para o meio empresarial em geral. A Atento é reconhecida como uma das empresas com boas práticas de inclusão de pessoas transexuais e travestis. Dimitrius destaca:

‘A promoção da diversidade e o respeito às nossas pessoas é parte fundamental da estratégia da Atento’.


Sobre o compromisso 8, Dimitrius diz:


Acredito que investir no diálogo e no apoio a organizações formadoras é fundamental para promover os direitos LGBTI+, mas as empresas podem também agir internamente no desenvolvimento de profissionais do segmento. Tenho muito orgulho de liderar uma empresa inclusiva, que respeita e valoriza os indivíduos e conta com a diversidade em seu DNA’.


Projeto 101010


Lançado em 17 de março deste ano, o projeto se estenderá até dezembro. A cada mês, um executivo de uma grande corporação nacional aborda um dos ‘10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+’. O intuito é debater a respeito de temas que possam culminar em ações mais efetivas dentro das companhias e que tenham impacto positivo na vida de pessoas LGBTI+. Por consequência, contribuir para aumento do respeito e da inclusão no meio corporativo e impactar positivamente a sociedade.


Veja a agenda dos próximos webinars:


05 de novembro - Compromisso 9 - Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor: Katia Vaskys, gerente geral da IBM no Brasil;

10 de dezembro - Compromisso 10 - Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade: Tito Amaral de Andrade, CEO de Machado Meyer Advogados

15 visualizações