top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Festival Rio Diversidade 2024 promove diálogo e inclusão cultural no Museu de Arte do Rio

Atualizado: há 2 dias

Evento gratuito conta com talk shows, participação de Carlos Tufvesson e apresentação do Coro LGBTQIA+ da Rocinha


Para celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, o Festival Rio Diversidade 2024 realiza uma edição inédita no Museu de Arte do Rio (MAR) na próxima terça-feira (21). A partir das 14h30, o evento gratuito oferecerá uma programação diversificada, incluindo talk shows e uma apresentação do Coro LGBTQIA+ da Rocinha.


Curado por Ana Brites, o festival tem como objetivo promover a equidade de gênero e raça, além de fomentar o diálogo sobre diversidade cultural na cidade do Rio de Janeiro. 'Vamos promover a equidade de gênero e raça na nossa cidade e impulsionar o diálogo sobre a Diversidade Cultural!', afirma Brites.


Programação do Festival

A programação do evento se baseia no tripé conceitual 'raça, corpo e território' e inclui três talk shows que abordam temas como racismo estrutural, gênero e imigração. O primeiro talk show, intitulado 'Diversidade Cultural', contará com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público, incluindo Roberto Montinard, cofundador da ONG Mawon, e Ana Kariri, artista e escritora indígena. A ideia é compartilhar histórias de superação e discutir a importância da diversidade cultural.


O segundo talk show, 'Diversidade, Empreendedorismo e Políticas Públicas', contará com a participação do estilista Carlos Tufvesson, coordenador da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro, e outros especialistas como Dayana Morais, consultora em representatividade e impacto social. Eles discutirão como políticas públicas e práticas empresariais podem ser aprimoradas para promover a inclusão.


O terceiro talk show, 'Juventude e Diversidade', terá a presença de Gabriella Rodrigues, Secretária Especial da Juventude Carioca, e outros jovens líderes que abordarão questões de diversidade entre as juventudes.


Apresentação Musical

O encerramento do evento será marcado pela apresentação do Coro LGBTQIA+ da Rocinha, regido por Anderson Vieira. Com um repertório que inclui canções como 'Memory' e 'Roda Viva', o coro promete animar a plateia e celebrar a diversidade através da música.


O Festival Rio Diversidade 2024 é realizado pela Aloha Consultoria & Eventos, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Clínica Villela Pedras, entre outros. O evento também conta com a parceria da Secretaria Especial da Juventude, MetrôRio e diversas organizações dedicadas à promoção da diversidade e inclusão.


Serviço

  • Data: 21 de maio, terça-feira

  • Horário: 14h30 às 19h30

  • Local: Museu de Arte do Rio (MAR) - Praça Mauá, 5 - Saúde, Rio de Janeiro

  • Entrada: Gratuita (sujeita a lotação)


4 visualizações

Comments


bottom of page