• Pimenta Rosa

Filme que narra a transição de gênero de jovem no Rio Grande do Sul chega às telas

Mistura de documentário com ficção chegou a ser apresentado na Mostra de Cinema de São Paulo, em 2017, mas só chegou às telas de todo o Brasil neste fim de semana



Chegou às telas dos cinemas das principais cidades do país, neste final de semana, o filme Música para Quando as Luzes se Apagam, do cineasta Ismael Canappele e Germano de Oliveira, com direção do primeiro. A história se passa no Rio Grande do Sul e mostra a transição de gênero da jovem Emelym para Bernardo.


Com a atuação primorosa de Julia Lemmertz, a história se divide entre um documentário e a ficção, com belas imagens e os questionamentos comuns aos jovens que não se sentem confortáveis com seu sexo biológico e se dividem entre alçar voo e viver a sua realidade, ou trancar-se num mundo sombrio de duelo entre seus sonhos e a realidade.


Música para Quando as Luzes se Apagam tem entre suas qualidades abrir o diálogo para a realidade do século 21 e tirar de debaixo do tapete discussões que foram invisibilizadas ao longo de décadas.


Um ponto negativo do filme é o trabalho com estereótipos para a definição do masculino (futebol e skate) e feminino (patinação e bambolê), quando a proposta seria exatamente a desconstrução desses mitos.




36 visualizações