• Pimenta Rosa

IBGE divulga, pela primeira vez, dados sobre orientação sexual da população brasileira

As informações foram incluídas após ação civil pública do Ministério Público Federal (MPFP



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará no dia 25 de maio os indicadores referentes à orientação sexual autodeclarada de brasileiros com 18 anos ou mais da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 em parceria com o Ministério da Saúde. A decisão foi tomada após o órgão ser acionado na Justiça pelo Ministério Público Federal (MPF), que questionou o fato de o Censo Demográfico 2022 não incluir perguntas sobre a população LGBTQIA+.


De acordo com o IBGE, a coleta dos dados faz parte do escopo da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT), instituída em 2011. Sua importância consiste na elaboração de políticas públicas. Especificamente neste caso, visa promover a saúde integral dessa população, eliminando a discriminação e o preconceito institucionais e contribuindo para a redução das desigualdades.


Entidades ligadas aos movimentos LGBTQIA+ comemoraram a inclusão da questão de gênero no Censo. A vereadora transexual de Niterói, Benny Briolly, afirmou nas redes sociais que esse é um passo importante para a construção de políticas públicas que atendam, verdadeiramente, a todos os brasileiros.

15 visualizações