top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

LGBTQIA+ 60 é tema do X Fórum Internacional da Longevidade - Harmonia entre Gerações

Os palestrantes irão trazer um novo olhar para a importância da inclusão, das diversas orientações sexuais e diferentes identidades de gênero.



Após dois anos de evento no formato virtual, o Fórum Internacional da Longevidade 2022 será realizado, presencialmente, nesta quarta-feira (23/11), na sede do Grupo Bradesco Seguros, no Rio de Janeiro, tendo como temática Harmonia entre Gerações. Mais uma vez, essa edição do encontro conta com as presenças renomadas como a linguista e escritora Conceição Evaristo, do bailarino e coreógrafo Ivaldo Bertazzo e do jornalista e roteirista do #Colabora especializado em pautas sobre Diversidade, Yuri Fernandes.


O autor da série 'LGBT+60: Corpos que Resistem', Yuri Fernandes irá fomentar o debate sobre a importância de haver iconografia ilustrando a vida de pessoas idosas que se definem como LGBTI+, que por muito tempo tiveram suas situações caracterizadas por estigmas. Estará à frente do painel também, o presidente da Eternamente Sou, Luis Baron - autor do aclamado recém-lançado 'O Brilho das velhices LGBT+' - e de seu consultor, o jovem médico geriatra Luis Crenitte, diretor do Laboratório de Sexualidade Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, USP.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025 serão aproximadamente 800 milhões de pessoas com idade superior a 65 anos em todo o mundo. No ano de 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos ou mais terá ultrapassado o de jovens. Com o aumento de quase 40% dessa parcela da sociedade nos últimos dez anos, segundo o IBGE, torna-se imprescindível abordar os temas que guiarão os próximos anos, inclusive sobre a diversidade sexual e de gênero.


SERVIÇO:

X Fórum Internacional da Longevidade 2022

Local: sede Grupo Bradesco Seguros – Rio de Janeiro

23 de novembro, das 8h45 às 17h

 8h45 – Abertura do evento

9h15 – Painel de Arte e Cultura: Ivaldo Bertazzo

10h00 – Painel Trabalho: Eduardo Schmitz e Morris Litvak

10h40 – Painel Ciência: Inês Rioto e Maria Fagundes Gueiros

11h10 – Coffee Break

11h20 – Painel Educação: Pedro Luis Pereira de Souza, Silvia Steinberg e Bergmiller

12h00 – Painel Saúde: Dra. Caroline Almeida e Dr. Rubens Belfort

13h – Almoço

14h00 – Painel LGBTQIA+60: Yuri Fernandes / Avosidade: Fernando Aguzzoli e Mariana Alves

14h40 – Painel Cidade: Amena Ferraz, Ina Voelcker e Thiago Hérick de Sá

15h20 – Liga Ibero Americana de combate ao Idadismo: José Carreira, Silvia Gascon e Maurício Eintoss

16h00 – Painel Ancestralidade: Conceição Evaristo

17h00 – Encerramento

25 visualizações
bottom of page