top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Livro sobre preservação de acervos LGBTQIAP+ já está disponível para download

Lançamento realizado pelo Museu da Diversidade Sexual de São Paulo reuniu autores em noite de autógrafos



No último dia 14, aconteceu no CPF SESC, na Bela Vista, o lançamento do livro Acervos e Referências de Memória LGBTQIAP+. A obra é fruto de um projeto colaborativo entre o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo (MDS) e autores de diferentes regiões do país. Para Emília Paiva, diretora executiva do Instituto Odeon, a publicação reforça o comprometimento da gestão do equipamento em imergir nas territorialidades LGBTQIAP+ e, assim, promover o resgate da história de uma população marginalizada e apagada ao longo da história.

De acordo com Leonardo Vieira, coordenador do núcleo de Museologia e Acervo do MDS e organizador do livro, a obra reúne diferentes perspectivas sobre acervos, coleções, e referências das comunidades presentes em diferentes locais do território brasileiro.


'O livro, além de abordar uma série de iniciativas relacionadas aos patrimônios e as memórias, fala sobre a importância de se mapear e preservar as histórias visando a valorização das vidas da população LGBTQIAP+. Esse material apresenta um breve panorama das discussões empreendidas atualmente por intelectuais, pesquisadores e militantes', diz Vieira.

Além do valor científico e cultural, 'Acervos e Referências de Memória LGBTQIAP+', constitui uma importante base para discussões empreendidas no Museu da Diversidade Sexual.

Autores:

Anna Paula da Silva

Caio de Souza Tedesco

Julia Aleksandra Martucci Kumpera

Lauri Miranda Silva

Leandro Colling

Leila Cristina Antero Cordeiro

Leonardo Vieira

Luiz Morando

Luiz Mott

Marcelo Cerqueira

Rafael Machado

Especificações

Título: Acervos e Referências de Memória LGBTQIAP+

Organizador: Leonardo Vieira

Edição: 1ª Edição

Ano: 2023

ISBN: 978-65-999113-1-6

Páginas: 233

Livro digital: O download do livro poderá ser feito no site do Museu da Diversidade Sexual: Link

Comments


bottom of page