• Pimenta Rosa

Madrid Orgullo, a maior festa da Europa, começa nesta sexta com evento em Chueca

Com o tema 'Os Direitos Humanos não são Negociados, eles são Legislados: Lei Integral Trans Ya', os organizadores querem encher as ruas da capital espanhola



O avanço da vacinação na Europa vai permitir que Madrid faça seu grande Madrid Orgullo (MADO 2021) desde esta sexta-feira (25/06) até o domingo (04/07), com eventos principalmente em Chueca e a grande parada no dia 03. Com o tema 'Os Direitos Humanos não são Negociados, eles são Legislados: Lei Integral Trans Ya', os organizadores esperam encher as ruas da capital espanhola com alegria e diversidade. Como sempre, a concentração da grande marcha será na estação de Atocha e fará a festa de milhares de espanhóis e turistas ao longo do Paseo do Prado até a Plaza Colón. Os organizadores confirmaram que o evento será presencial, como nos anos anteriores à pandemia, mas sem trios elétricos.


O Madrid Orgullo começa nesta sexta-feira em Chueca, o bairro gay de Madrid, onde se concentram os principais bares LGBTQIA+ da capital espanhola. Haverá uma série de eventos de boas vindas aos participantes e a expectativa é de que a noite não termine até a noite de domingo. Já na quarta-feira (30/06) será dado o pontapé para as festividades e discussões sobre os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+ não apenas na Espanha, mas em todo o mundo.


O Madrid Summit - Conferência Internacional de Direitos Humanos terá sua abertura na quinta-feira (01/07), na Praça de Chueca, com participação de convidados de diversos países, que discutirão a necessidade de uma legislação mais punitiva àqueles que ainda insistem no discurso de ódio e na discriminação.


No sábado (03/07) a grande manifestação tomará conta do Paseo do Prado, colorindo uma das artérias de Madrid com muita festa. Esse ano não haverá triso elétricos, mas isso não significa que será menos intensa que nos últimos anos, quando a população ocupou todos os espaços da via, cantando, dançando e mostrando que a discriminação não tem espaço. A festa começará às 20h e não tem previsão de término, já que o encerramento do Madrid Orgullo já será no domingo.


Prêmios MADO


Em 2021 acontecerá a 12ª edição do Prémio MADO (Orgulho de Madrid), consolidado como dois momentos principais do programa Orgulho de Madrid para celebrar as diversidades LGTBI.


Estes prêmios nasceram em 2009 com o objetivo de reconhecer e tornar visível ou importante o trabalho de personalidades, grupos, atletas e instituições públicas e privadas no coletivo LGTBI. Para Madrid Orgullo é fundamental sensibilizar e aproximar as sociedades às diferentes realidades.


O Orgulho de Madrid é um dos dois eventos LGTBI mais importantes e massivos do mundo. Madrid posiciona-se como uma cidade aberta e complacente, uma grande capital da diversidade, onde amar e ser como todos se sentem de forma direta e real.


Nesta edição, dada a situação de saúde existente, o evento terá um formato diferente.

2021 marcará 40 anos desde os primeiros diagnósticos de AIDS no mundo e os Prêmios MADO querem enfatizar a resposta histórica a esta doença que, além disso, continua a ser uma doença que ainda atinge principalmente a comunidade.


Os seis prêmios deste edição chinesa reconquistam e tornam visíveis ou incansáveis ​​o trabalho e a necessidade das pessoas e instituições em relação ao HIV nas diferentes áreas: médica, institucional, esportiva e de pesquisa em saúde. Para a MADO é fundamental contribuir para a divulgação do trabalho que vamos premiar este ano.


A cerimônia de premiação do MADO 2021 será realizada na segunda feira, 28 de Junho, Dia internacional do Orgulho LGTBI. Com a duração aproximada de duas horas, das 21h às 23h, os diferentes prémios serão atribuídos nas suas categorias juntamente com diferentes apresentações ao vivo de artistas, concertos e uma sessão de DJ.

20 visualizações