top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Mais Diversidade abre a 3ª edição da pesquisa 'Melhores empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem'

Todas as organizações privadas, com fins lucrativos, podem se inscrever até o dia 23 de fevereiro de 2024


O Instituto Mais Diversidade em parceria com a Human Rights Campaign Foundation (HRC) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ lançou, no final de outubro, a terceira edição da pesquisa HRC Equidade BR, que apontará as 'Melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem no Brasil'. Empresas brasileiras de todos os portes e segmentos poderão se inscrever até o dia 23 de fevereiro de 2024.

Em seu terceiro ano, a iniciativa já se tornou uma das principais ferramentas institucionais e gratuitas no Brasil para que as organizações tenham um mapeamento do que precisa efetivamente ser feito para avançar na pauta LGBTQIA+. As que obtiveram uma classificação de 100% no Índice HRC Equidade BR atenderam a todos os critérios para aquele ano e são reconhecidas como Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem.

A análise é inspirada no Índice de Igualdade Corporativa (CEI) aplicado há 20 anos pela HRC Foundation nos Estados Unidos e organizada em quatro pilares: Políticas e Benefícios Inclusivos; Apoio a uma Cultura Inclusiva e Melhores Práticas Baseadas em Dados; Esforços de Treinamento Interno e de Prestação de Contas; e Compromissos Públicos.

Edições da pesquisa


A segunda edição da pesquisa, em 2023, trouxe uma análise sobre a adoção de políticas inclusivas relacionadas às pessoas colaboradoras LGBTQIA+. Houve a participação de 91 empresas. Dessas, 57 receberam a nota máxima de 100 e a certificação, como Raia Drogasil S/A, L’Oréal Brasil, Atento, Gerdau e Itaú Unibanco.

Já na primeira edição, em 2022, no total mais de 100 organizações aderiram ao estudo e 60 completaram o questionário. Sendo 38 com nota máxima de 100 pontos.

De acordo com João Torres, presidente executivo do Instituto +Diversidade, o objetivo é fazer com que esse tema avance cada vez mais dentro e fora das instituições.


'Com o levantamento podemos entender como as empresas estão evoluindo na criação e revisão da sua estratégia de D&I, além de seus processos, políticas e práticas para fortalecer a inclusão. Temos o desafio de fazer o tema avançar em organizações de pequeno e médio portes, além das empresas familiares', comenta Torres.

A pesquisa tem previsão de anúncio para junho de 2024 na Feira DiverS/A, iniciativa do Instituto Mais Diversidade que busca promover conexão e articulação de oportunidades entre estudantes e profissionais lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexuais (e de todas as identidades e expressões de gênero e orientações sexuais) e empresas que promovem a diversidade e inclusão nos seus times.

Para se inscrever basta acessar o link: Link.

Sobre o Instituto Mais Diversidade


O Instituto +Diversidade é uma organização sem fins lucrativos que mobiliza recursos e parcerias para articular soluções de alto impacto social para a população LGBTQIA+. Somos parte do ecossistema da Consultoria Mais Diversidade, que apoia empresas privadas em questões de diversidade, equidade e cultura inclusiva. Considerando que desigualdades sociais profundas e estruturais se materializam no mundo do trabalho e que a discriminação generalizada desempenha um papel central na negação da igualdade de oportunidades e na garantia de direitos básicos para as pessoas LGBTQIA+, nossa missão é promover o trabalho digno e a geração de renda para todas as pessoas LGBTQIA+.

Comments


bottom of page