• Pimenta Rosa

Marcela Mc Gowan lança webserie sobre os tabus da menstruação

O conteúdo estreou nesta terça (15/02) nas redes sociais da influenciadora e da Libresse. A primeira conversa é sobre corpos que menstruam



Fenômeno nas redes sociais quando o assunto é sexualidade, a médica ginecologista, obstetra e influenciadora digital Marcela Mc Gowan fala com propriedade sobre temas que ainda são tabu, como a menstruação. Com o apoio da Libresse, Marcela apresenta a webserie de 5 episódios #menstruaçãoreal. Desde ontem (15/02), e sempre às terças-feiras, a especialista recebe convidados para uma conversa franca sobre menstruação. Os episódios serão veiculados nos perfis do Instagram da Marcela e da marca.

'A mediação da webserie foi incrível para me fazer ouvir outras experiências, entender a importância de falar do tema sem tabus, mostrar que as pessoas que menstruam não precisam esconder isso, ou se sentirem com medo ou inseguras. Também foi incrível entender a realidade de gêneros e menstruação, tanto para homens trans e pessoas não-binárias que menstruam, quanto para os homens que têm parceiras e filhas que menstruam e como essa realidade é distinta em cada caso. Há muita falta informação, em todos os contextos'.

Para a Libresse, mais do que nunca é preciso falar de menstruação e derrubar tabus.


'Não é possível haver desinformação sobre algo que é natural e acontece durante a vida de todas as pessoas que menstruam, em pleno século 21. Não é feio menstruar e nem precisa ser escondido. Temos o compromisso de derrubar todos os preconceitos em torno do tema, e as redes sociais, pelo potencial multiplicador que representam, são o canal perfeito para isso', afirma a coordenadora de Marketing da Libresse, Priscila Ramos.

Marcela traz a sua própria experiência com a primeira menstruação, para lembrar como o assunto ainda é uma zona cinzenta, cercada de vergonha.


'Eu tinha por volta de 13 anos quando fiquei menstruada. Tinha zero conhecimento sobre o assunto. Fiquei com muita vergonha, contei só para minha mãe, porque quando vi na calcinha, fiquei com medo de ter me machucado e implorei para ela não contar para ninguém. Fazia muitos malabarismos para ninguém descobrir que eu já menstruava, levava absorventes escondidos, cheguei a colar 5, um em cima do outro, tudo para não expor', conta ela.

A webserie explora temas que vão desde o impacto da primeira menstruação, corpos que menstruam, a menstruação vista pelo ponto de vista masculino e feminino dentro de um casal heteronormativo, as diferenças entre quem ama e quem odeia menstruar, a menstruação entre mulheres de contextos e gerações diferentes e a primeira menstruação sob a ótica de um pai cuja filha ainda vai menstruar.

Libresse, uma marca empoderada e inclusiva

A Libresse se destaca por ser uma marca inovadora, que procura proporcionar uma experiência para as consumidoras, quebrando tabus sobre a menstruação e cuidados da Zona V. Assuntos como liberdade de expressão e empoderamento fazem parte da sua comunicação abrangente e inclusiva, dirigida a todas as pessoas que menstruam, sejam mulheres, homens trans e pessoas com identidades não-binárias.

Além de um canal exclusivo para vendas, o site traz uma experiência completa para todas as pessoas que menstruam, estimulando conversas importantes relacionadas à menstruação e aos cuidados com o corpo, mesmo fora do período menstrual.

4 visualizações