top of page
Foto do escritorPimenta Rosa

Mastercard assina compromisso e passa a integrar o Fórum de empresas e direitos LGBTI+

Desde a última semana a Mastercard integra o Fórum, que reúne mais de 100 marcas que se comprometem em reforçar os compromissos com a diversidade e o respeito



A Mastercard assinou na última semana a Carta de Adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, formado por empresas engajadas no respeito aos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex (LGBTI+), rejeitando práticas de discriminação e suas implicações para os negócios e para a sociedade. Atualmente, são mais de 100 empresas participantes do Fórum - todas, com o objetivo básico de respeitar as pessoas pelo que elas são. 'Promover equidade de gênero, espaços de empatia e um mundo mais igualitário e respeitoso para todos é um dever de toda a sociedade - na qual, ainda hoje, estamos distantes do ideal de respeito e dignidade a que todas as pessoas têm direito. Um bom lugar para exercitarmos isso é justamente no ambiente de trabalho, onde passamos a maior parte do dia. O setor privado deve atuar ativamente nesse movimento de mudança da sociedade, colocando nossa infraestrutura, planejamento estratégico, eficiência operacional e potencial de investimentos ao dispor de ações ligadas à diversidade e inclusão', afirmou Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil.

Comprometimento com todas as pessoas LGBTI+

Como integrante do Fórum, a Mastercard assume o compromisso de atuar a fim de continuar a desenvolver 10 ações de igualdade, inclusão em prol da diversidade: 1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e a promoção dos direitos LGBTI+. 2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+. 3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+. 4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+. 5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+. 6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing. 7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes. 8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+. 9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor. 10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade. Ações Mastercard de promoção da diversidade e inclusão

Promover a inovação, a diversidade e a cultura de decência é uma missão diária da Mastercard. Por isso, a empresa busca sempre pessoas com valores e cultura baseados na parceria, inovação, ética, diversidade e inclusão - que começa já nos processos de recrutamento, com diversos candidatos e sem nenhuma pergunta de avaliação pessoal. O objetivo é avaliar sempre as qualificações dos profissionais e sua adequação aos valores da companhia, independentemente de idade, cor, etnia, deficiência, gênero, religião, orientação sexual, entre outros recortes sociais. A companhia possui ainda políticas e benefícios que estimulam a diversidade e garantem a igualdade para todos seus funcionários e para o público externo. Como parte da rotina de comunicação interna, por meio de ações de grupos de afinidades, a Mastercard também oferece eventos de conscientização e engajamento para todos os funcionários, apoiando ações para a promoção dos direitos LGBTI+ e estimulando ações de comunicação e marketing respeitosos para com a comunidade. A empresa ainda adotou regras e procedimentos que incluem o público LGBTI+ e consideram sua realidade no acesso a produtos, serviços e atendimento a clientes e consumidores. Como parte de seu código de conduta a empresa afirma que rejeita qualquer tipo de discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero, trabalhando e se posicionando em pautas de diversidade (como feito recentemente, frente ao PL 504) e promovendo ações para que os funcionários possam compartilhar a cultura da empresa com familiares e amigos, equilibrando os lados profissional e pessoal. Falar de diversidade é tratar também de equidade de gênero, por isso a Mastercard ainda possui políticas e benefícios que garantem a igualdade para todos os funcionários. Para profissionais que estiverem construindo suas famílias, por exemplo, a companhia oferece auxílio financeiro para tratamentos de fertilização, inseminação artificial ou participação em processos de adoção (neste caso, com ajuda jurídica) - todos e todas são elegíveis. Posteriormente, há a licença parental, em que a Mastercard oferece 112 dias de licença para os pais de recém-nascidos ou de uma criança recém-adotada, além de participar do programa nacional "Empresa Cidadã", no qual oferece 180 dias de licença maternidade para as mulheres. A empresa ainda conta com o PRIDE - grupo de afinidade composto por funcionários de todos os níveis, que podem ser LGBTI+ ou Aliados (pessoas não LGBTI+ que apoiam a causa). Funcionando como centro de informações e recursos para tais questões, o grupo representa um ponto de contato para que seja possível conhecer e entender melhor as preocupações de todos os profissionais da Mastercard que façam parte do grupo LGBTI+, em prol do respeito e da inclusão. 'O mundo está mudando rapidamente, evoluindo, nos oferecendo uma excelente oportunidade para aprendermos juntos, nos reavaliarmos, repensarmos hábitos e conceitos', disse Estanislau Bassols. 'Por isso, um dos primeiros - e maiores - passos que podemos dar é justamente promovendo a inclusão e a dignidade de qualquer pessoa. Queremos que nossos profissionais se sintam absolutamente à vontade para serem eles mesmos o tempo inteiro, sem medos, temores ou máscaras e, sempre, respeitados', concluiu.

Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Fundado em março de 2013, o Fórum é um movimento empresarial com atuação permanente, reunindo grandes empresas. Promove encontros constantes para a comunidade empresarial, organizações da sociedade, governos, órgãos da ONU, entre outros atores, com o objetivo de estimular o diálogo e a cooperação entre os participantes. Além disso, as empresas e instituições que aderem ao Fórum passam a ter como meta o cumprimento dos 10 compromissos que relacionam gestão empresarial, posturas e práticas de respeito e promoção dos direitos humanos LGBTI+.

Sobre a Mastercard

A Mastercard é uma empresa global de tecnologia do setor de pagamentos. Nossa missão é conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie a todos, em todos os lugares, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Usando dados e redes seguras, parcerias e paixão, as nossas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas a alcançar seu maior potencial. Nosso quociente de decência, ou DQ, impulsiona a nossa cultura e tudo o que fazemos dentro e fora de nossa empresa. Com conexões em mais de 210 países e territórios, estamos construindo um mundo sustentável que abre possibilidades Priceless para todos.

7 visualizações

Comments


bottom of page