• Pimenta Rosa

Morre o estilista Thierry Mugler, um homem à frente de seu tempo

Astro da moda, ele foi inovador ao levar travestis e transexuais para a passarela, fazer roupas com sobras de pneus e adotar peles e penas de animais fake



Um dos nomes mais aclamados da alta costura francesa, o estilista fisiculturista Manfred Thierry Mugler morreu no último dia 22 de janeiro, aos 73 anos, marcando em neon dourado sua carreira. Um homem à frente de seu tempo, foi o primeiro a fazer um desfile online da história da moda, com realidade aumentada e simulações 3-D; inovou ao levar travestis, transexuais, atrizes pornô e drags para a passarela; foi visionário ao usar pvc, vinil e neoprene como matéria prima para tailleurs de alta-costura; assim como sobras de pneu para vestidos, botas e blazers.


Pela teatralidade futurista de sua obra, logo virou o querido de estrelas como Beyoncé, Diana Ross, Lady Gaga, David Bowie, Duran Duran e Kim Kardashian, entre outras celebridades. Para a diva pop Beyoncé fez a produção de figurino de uma de suas turnês. Por ser fotógrafo e bailarino, Thierry Mugler sabia bem construir uma roupa que desse leveza, beleza e impacto já à primeira vista. O vestido usado por Demi Moore, em Proposta Indecente, representou bem sua forma simples de levar beleza e sensualidade a um modelo.


Um grande tributo ao estilista é a exposição de seus desenhos que fica no Museu de Arte Decorativa de Paris até abril. Intitulada 'Couturissime', ela faz um passeio pela obra do estilista, mostrando sua visão de vanguarda, já a partir da década de 1970.


Celebridades lamentam a perda


A diva pop Diana Ross postou nas suas redes sociais uma foto com o estilista, acrescentando 'Vou sentir tua falta, Thierry Mugler, esse foi um momento maravilhoso em nossas vidas'.


'Estou profundamente triste ao saber que mais um dos grandes inovadores da moda deixou nosso mundo esta semana. Thierry Mugler, literalmente moldou os anos 1970 e 1980 com seus espetaculares desenhos afiados', escreveu Nick Rhodes na página de Duran Duran no Facebook.


Em seu site pessoal, a cantora Beyoncé postou 'Descanse em paz, Thierry Mugler'.


A modelo russa Irina Shayk postou no Instagram uma foto ao lado do estilista na abertura de sua exposição 'Couturissime' em Paris, no último outono, O texto dizia 'Partiu cedo demais. Deus da moda .. tão preciosamente real, gentil e o mais doce .. sua russa sempre sentirá tua falta'.


A modelo e filha de Mick Jagger, Georgia May Jagger, também mandou sua última mensagem de carinho na plataforma. 'Não posso acreditar que isso é verdade. Mandando todo o meu amor a todos vocês. Thierry era uma força de criatividade e gentileza', relembrou


A cantora Killye Minogue dividiu uma mensagem de despedida no perfil do estilista no Instagram. 'Minhas mais profundas condolências. Era um verdadeiro visionário. Obrigada pela sua arte, Manfred."

23 visualizações