top of page

Mostra imersiva revela camada íntima de Leonardo da Vinci e traz à tona sua dimensão homoafetiva

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • 5 de ago.
  • 2 min de leitura

Exposição em São Paulo propõe uma experiência sensorial sobre a obra de Leonardo da Vinci e destaca sua vivência afetiva com homens, bem como a ambiguidade de gênero presente em seus retratos


ree

Foto divulgação: Visualfarm Gymnasium


Em cartaz em São Paulo, a exposição “Visualfarm Gymnasium: Leonardo da Vinci” propõe uma imersão sensorial e tecnológica no universo do artista renascentista. Com recursos como inteligência artificial, realidade virtual e projeções 360°, a mostra ocupa um espaço de 2.000 m² entre os bairros Santa Cecília e Barra Funda, reunindo 25 atrações interativas que revisitam diferentes aspectos da vida e da obra de Da Vinci.


O ponto central da exposição é a “Camera Segreta”, sala que destaca a dimensão afetiva e erótica de Leonardo, com foco em sua relação com Salai — jovem aprendiz com quem manteve vínculos duradouros — e na construção andrógina de figuras como João Batista e o Anjo Encarnado. O espaço apresenta imagens, retratos e textos que evocam o desejo, a ambiguidade de gênero e o afeto entre homens, trazendo à tona uma camada historicamente silenciada da biografia do artista.


A instalação também menciona a acusação de sodomia que Da Vinci enfrentou aos 24 anos. O tema é tratado com sobriedade e sem juízo de valor, propondo uma leitura que integra o desejo e a sexualidade como parte legítima de seu legado artístico. Ao incluir esses elementos no percurso expositivo, a mostra amplia a compreensão sobre o artista e ressoa especialmente para o público LGBTQIA+, ao romper com séculos de apagamento em torno de sua vivência afetiva.


Além da “Camera Segreta”, a exposição exibe invenções como a Lira Cabeça de Cavalo — instrumento projetado por Da Vinci com fins estéticos e sociais — e encerra com uma instalação inspirada em Amboise, cidade francesa onde viveu seus últimos anos. A proposta é apresentar um Leonardo múltiplo: cientista, inventor, pintor — e também um homem que sentiu, desejou e amou.


Produzida pelo estúdio Visualfarm, criado por Alexis Anastasiou, a mostra alia arte e tecnologia para promover experiências imersivas que provocam reflexão e ampliam o acesso a narrativas diversas.



Serviço:

Visualfarm Gymnasium: Leonardo da Vinci

Dia e horário: Quarta a domingo, das 10h às 22h (última entrada às 21h)

Endereço: Praça Olavo Bilac, 38 – Santa Cecília / Barra Funda – São Paulo

Ingressos: A partir de R$ 30 (gratuito para crianças até 6 anos; meia-entrada para estudantes)

Acessibilidade: Espaço adaptado para pessoas com mobilidade reduzida

 

 
 
 

Comentários


White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page