• Pimenta Rosa

Nívea comemora 110 anos com ações de transformação da realidade social

Empresa lançou 'O Toque que Transforma e Inspira Conexões', que apoiará ações sociais com base em estudos científicos, para transformar a vida de brasileiros



Dois anos após enfrentar uma crise, quando um executivo da empresa rejeitou uma campanha com foco na diversidade, a situação é diferente na companhia e foi anunciado o lançamento de uma linha, com produção limitada e foco na população transexual, com parte dos lucros revertidos para apoio a ações da comunidade LGBTQIA+.


A diretora de Marketing da Nívea, Andréa Bó, ressaltou que a empresa descarta qualquer tipo de preconceito. Segundo ela, na época, a companhia, que completa 110 anos de sucesso, investigou o caso e tomou todas as medidas necessárias para esclarecer os fatos. As alegações não refletiam os valores da empresa, frisou, e adiantou que a companhia não tolera nenhuma forma de discriminação.


'Na Nívea, temos o respeito e a diversidade como partes integrantes da nossa cultura e, globalmente, atuamos a favor da inclusão, a partir de diretrizes de antidiscriminação, criação de comitês de representatividade e participação em eventos para celebrar o orgulho LGBTQIA+', frisou Andréa

Neste ano, o propósito de 'O Toque que Transforma e Inspira Conexões' é trabalhar com casas de acolhimento que passam por desafios inclusive financeiros. São nesses ambientes que esse público encontra dignidade e segurança para seguir a vida. Como exemplo, a empresa irá se unir à organização All Out, que atua no Brasil e no mundo em defesa dos direitos da população LGBTQIA+, e outras ONGs para promover projetos de melhorias para a saúde física e mental dessas pessoas.


'Com a All Out, vamos selecionar dez projetos de ações sociais e reverter 100% dos lucros das vendas da edição especial e limitada do Nívea Creme e Nívia Lip Pride 2021. Cada projeto receberá uma doação de R$ 15 mil e serão publicamente anunciados no final de junho, no Dia do Orgulho LGBTQIA+', ressaltou.


A empresa também irá atuar com a TODXS, cuja missão é empoderar a comunidade LGBTQIA+ e educar a sociedade, para transformar o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo. A Nívea apoiará o projeto Todxs Embaixadorxs que tem como foco criar líderes que possam disseminar a causa e acolher o público em suas comunidades.

Segundo a executiva, a empresa busca levar cada vez mais inclusão e representatividade nas ações. A Nívea é reconhecida como uma marca que acredita que todas as mudanças devem ocorrer de dentro para fora.


'Queremos cada vez mais pluralidade e que os nossos colaboradores se sintam bem na própria pele. Por isso, criamos o Comitê de Diversidade, com representantes de diversas áreas, que discute internamente sobre formas de trazer tudo isso para a prática e estamos trabalhando em parceria com a Mais Diversidade, uma consultoria especializada para promovermos mais oportunidades de emprego para a comunidade LGBTQIA+', concluiu Andréa Bó..


Agente de Transformação Social


Nívea se uniu a uma consultoria parceira, a Purpose para definir os grupos que sofrem com o isolamento social e a falta do toque. A marca irá apoiar ações sociais ao longo dos próximos anos para beneficiar comunidades que mais precisam de cuidado.


Idosos e cuidadores: no Brasil, mais de 2 milhões de idosos possuem algum tipo de doença mental degenerativa e o sentimento de solidão pode aumentar em 40% a probabilidade do desenvolvimento desse quadro clínico. Nesse processo, os cuidadores acabam sofrendo muito, 35% apresentam mais risco de sintomas de ansiedade e cinco vezes mais chance de depressão. Nívea também vai olhar para eles, que se dedicam para garantir aos idosos uma vida digna e com autoestima.


• O que faremos: dialogar com os cuidadores é um caminho para gerar qualidade de vida para quem cuida e para quem é cuidado. Vamos nos unir a ONGS para auxiliar os idosos e melhorar a experiência do cuidador com ações que incluem capacitações aos profissionais, treinamento em massagens terapêuticas, atividades de dança-terapia, experiências sensoriais envolvendo o toque e treinamentos sobre saúde mental.


LGBTQIA+ com foco na comunidade trans: além de situações de abandono e falta de apoio pelas próprias famílias, as estatísticas dessa comunidade geram um alerta importante. O Brasil é o país com o maior registro de assassinatos de pessoas LGBTQIA+ no mundo, um a cada 19 horas. E a expectativa de vida de mulheres trans e travestis é de 34 anos, no Brasil, sendo que a média nacional é de 74 anos.


• O que faremos: o objetivo é trilhar uma jornada de conscientização da sociedade e combater a LGBT fobia. Serão apoiadas iniciativas desenvolvidas por organizações e coletivos LGBTQIA+ que tenham impacto na comunidade, como projetos e casas de acolhimento que recuperam a dignidade e a segurança das pessoas.


Mulheres negras da periferia: 54% da população brasileira é formada por pessoas pretas ou pardas – deste total, 28% são mulheres, representando o maior grupo demográfico do país. Com perfil de mobilização local, elas são o suporte da comunidade, acolhem e tocam a vida das pessoas ao seu redor. Cuidam da família, dos vizinhos e da comunidade como um todo e trabalham muito para garantir o sustento da casa.


• O que faremos: desenvolver o talento de mulheres negras por meio de organizações que estimulam formações em trabalhos manuais, levando conteúdo e ferramentas de empoderamento profissional, social e psicológico por meio de treinamentos, capacitação e oficinas. A geração de renda para essas mulheres é uma necessidade urgente para que continuem cuidando de suas famílias e comunidades.


Parcerias com ONGs


A marca já definiu três das seis ONGs parceiras que terá até o final do ano:


AACD: parceiros da Nívea há 10 anos, irão desenvolver projetos de dança-terapia, massagem terapêutica e capacitação de cuidadores de idosos. As atividades abrangem desde a reabilitação física até questões emocionais para maior autonomia do paciente. Visite: https://aacd.org.br


• TODXS: para a comunidade LGBTQIA+, a Nívea irá atuar com a entidade para empoderar a comunidade e educar a sociedade para transformar o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo. A marca apoiará o projeto Todxs Embaixadorxs que tem como foco criar líderes que possam disseminar a causa e acolher o público em suas comunidades. Visite: https://www.todxs.org


• Pretahub: para os projetos envolvendo as mulheres negras, a Nívea fechou parceria com a instituição aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. As ações se concentrarão em dois programas:


Casa PretaHUB: apoiar financeiramente os espaços para compartilhar, co-criar e desenvolver negócios, pautados nos temas de afro empreendedorismo e cultura afro. As ações serão concentradas em uma casa em São Paulo e, outra, na Bahia.


Afrolab: programa de apoio, promoção e impulsionamento do afro empreendedorismo, que terá como um dos focos o fortalecimento da autoestima e a educação financeira dessas mulheres. A parceria com a Nívea prevê ainda a execução do programa Afrolab Digital que contará com dicas de marketing digital e oferecerá as redes sociais como um espaço de experimentação para venda de produtos e serviços.

8 visualizações