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Foto do escritorPimenta Rosa

Novo Nordisk adota entrevista de emprego anônima em processos seletivos no Brasil

Objetivo é focar nos talentos, quebrar paradigmas na área de RH e tornar o recrutamento cada vez mais imparcial. Ferramenta também é utilizada pela empresa nos processos seletivos nos demais países da América Latina



Com a proposta de eliminar vieses inconscientes relacionados à raça, gênero e orientação sexual, entre outros, a Novo Nordisk, empresa líder global de saúde dedicada a impulsionar mudanças para vencer o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e doenças raras do sangue e endocrinológicas, vem adotando o formato de entrevista de emprego anônima em seus processos seletivos no Brasil, com o intuito de aumentar a diversidade na empresa. O objetivo é focar nos talentos, quebrando paradigmas na área de RH e tornar o recrutamento cada vez mais inclusivo.

A implementação desse novo formato de seleção se iniciou em agosto de 2022, como parte do processo de inovação para Atração e Recrutamento de candidatos da empresa. Desde então, oito vagas para cargos de liderança utilizaram a ferramenta, no qual sete mulheres foram admitidas.

As entrevistas anônimas são realizadas por meio de uma plataforma que transforma a imagem do candidato em um avatar aleatório, distorcendo sua voz e ocultando seu nome. Com isso, não é possível identificar quem está sendo entrevistado, o que possibilita focar nas aptidões, habilidades e demais qualidades em quem vai ocupar a vaga.

Adotamos essa iniciativa para reduzirmos vieses nos processos de tomada de decisão na escolha de candidatos, bem como explorarmos alternativas para proporcionar uma experiência mais significativa para os nossos candidatos. A iniciativa é parte de nossa agenda de Diversidade e Inclusão, que busca ampliar as oportunidades e alavancar ainda mais a presença de pessoas diversas em nossa companhia', explica Elisabete Strina, diretora sênior de Pessoas e Organização da Novo Nordisk.

Entre os selecionados por meio desse novo processo seletivo está Daniel Eduardo Martinez, consultor do Digital Innovation Hub do escritório regional da América Latina da Novo Nordisk, com sede em São Paulo. Para ele, o formato é extremamente positivo e possibilitou uma experiência inovadora em sua carreira.


Durante toda minha experiência profissional, nunca havia participado de uma seleção em que não quiseram saber meu nome, idade, cor ou de onde sou, mas, sim, quais eram os meus conhecimentos técnicos e profissionais. Obviamente, surgiram algumas dúvidas durante as etapas, mas que foram prontamente sanadas pela equipe de Talent Acquisition da empresa, o que me ajudou a me sentir mais seguro e incluso no processo do início ao fim’.

Sobre a Novo Nordisk 


A Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso objetivo é impulsionar mudanças para derrotar o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e doenças raras do sangue e endocrinológicas. Fazemos isso por meio de avanços científicos pioneiros, expandindo o acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, em última análise, curar doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 53.000 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 países.

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