Papa do diálogo será homenageado em ato inter-religioso no Rio de Janeiro
- Pimenta Rosa
- 22 de abr.
- 2 min de leitura
Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, LHER/UFRJ e Fórum Inter-religioso promovem cerimônia póstuma em memória do Papa Francisco, reunindo representantes de diferentes tradições de fé no Salão Nobre do IFCS.

Nesta quinta-feira (24), às 17h, o Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS), no Centro do Rio de Janeiro, será palco de um ato inter-religioso póstumo em homenagem ao Papa Francisco. Organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), pelo Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER/UFRJ) e pelo Fórum Inter-religioso, a cerimônia contará com apoio do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e pretende reunir lideranças religiosas, acadêmicas e civis em um momento de reverência à memória do pontífice que marcou seu tempo por um compromisso inabalável com o diálogo, a justiça social e o respeito à diversidade.
O ato solene será um espaço de encontro entre tradições religiosas diversas, em reconhecimento ao exemplo deixado pelo papa argentino que, ao longo de seu pontificado, abriu caminhos para a escuta mútua e o acolhimento das diferenças, promovendo pontes em tempos de muros. Entre os destaques dos organizadores, está o professor e babalaô Ivanir dos Santos, que compartilhou nas redes sociais sua admiração pelo legado de Francisco:

'Sua jornada como líder espiritual da Igreja Católica foi marcada pela disposição de caminhar junto aos que mais precisavam ser vistos e ouvidos', declarou. Ivanir relembrou ainda o encontro com o papa, em 2013, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude, ocasião em que apresentou ao pontífice a importância da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa.
Para o professor da UFRJ, autor e idealizador da série Resistência Negra no Globoplay, Francisco simbolizou valores universais de empatia, escuta e solidariedade, reconhecidos até mesmo por quem não professa a fé católica. 'Ele se fez ‘sal da terra’. Que o Criador o receba com paz e luz. Francisco, o papa do diálogo, segue agora para a casa do Pai', declarou.
SERVIÇO
Data: 24 de abril - quinta-feira
Horário: 17h
Local: Salão Nobre do IFCS da UFRJ - Largo São Francisco de Paula, 1, Centro do Rio
Apoio: Centro de Articulação de Populações Marginalizadas -CEAP
Comments