top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Parlamentar transgênero de Minnesota ganha prêmio 'Mulheres do Ano' do USA Today ao lado de Michelle

Delegada, ex-acadêmica, jornalista e escritora, Leigh Finke foi eleita em novembro passado, com 81%dos votos, como a primeira legisladora trans do estado



Leigh Finke, primeira legisladora trans de Minnesota foi agraciada com o prêmio 'Mulheres do Ano' do USA Today ao lado da ex-primeira-dama Michelle Obama, do time de futebol feminino dos Estados Unidos e da totalidade da nova Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que elegeu um número recorde de mulheres.



Mãe de dois filhos, Finke fez a transição em 2017. Foi eleita em novembro passado com 81% dos votos, o motivou o jornal a fazer a homenagem, a descrevendo como 'uma ativista pelos direitos dos transgêneros e LGBTQ+, bem como pelo Black Lives Matter, quase toda a sua vida'.



Defensora dos direitos dos transgêneros em um momento em que seu estado se tornou um ponto crítico na guerra cultural, a parlamentar atua nos Comitês de Finanças e Políticas de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Política de Serviços Humanos, Finanças Judiciárias e Direito Civil e Finanças Legadas.


Quando questionada sobre o que ela queria que outras mulheres transgêneros soubessem, disse: 'À comunidade trans e LGBTQ, temos que expandir nossa compreensão do que significa ser bem-sucedida, feliz e próspera, mas também como ser criativa e expansiva em como nós quero o futuro para olhar para todos. Acho que as pessoas trans estão na vanguarda disso. Estamos aqui criando um caminho para todos, e todos se beneficiarão do trabalho que estamos tentando fazer para nossos jovens.'

2 visualizações
bottom of page