Pesquisa aborda casamento igualitário e a união entre pessoas do mesmo gênero
- Pimenta Rosa
- 30 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O estudo é conduzido por alunos do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá, campus Nova América, e tem como foco as percepções sociais e jurídicas sobre o tema.

Foto de divulgação/Yarenafotos
Alunos da disciplina de Direitos das Famílias e Sucessões do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá, no campus Nova América, estão engajados em uma pesquisa sobre o casamento igualitário, uma temática de grande importância para a comunidade LGBTQIA+ e para a sociedade como um todo. Sob a coordenação da Dra. Maria Carolina Rodrigues Freitas, o estudo integra o projeto de extensão universitária, permitindo que os estudantes aprofundem suas percepções sobre as questões legais e sociais que envolvem a união entre pessoas do mesmo sexo ou gênero.
Com o tema 'Casamento Igualitário - União entre duas pessoas do mesmo sexo ou gênero', a pesquisa, realizada por meio de um formulário online, assegura total confidencialidade das respostas, que serão exclusivamente utilizadas para embasamento acadêmico e análise crítica sobre o casamento igualitário no Brasil.
'Essa iniciativa oferece a nós alunos uma chance de aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, enquanto nos engajamos em uma questão de relevância social e jurídica', comenta Rodrigo T. Ribeiro, aluno do 10º período do curso de Direito.
O levantamento de dados vai até o dia 6 de novembro e, ao final, os resultados serão apresentados aos respondentes em formato de jornal, garantindo transparência e proporcionando um retorno à sociedade acerca das percepções levantadas. O estudo está aberto à participação de todas as pessoas que se identificam com o tema e que desejam colaborar com a construção deste conhecimento.
Para participar, os interessados podem acessar o formulário pelo link: Formulário de Pesquisa.
Comments