top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Possíveis relatores do caso Brazão prometem debates acalorados no Conselho de Ética

Indicações de Jorge Solla (PT-BA), Jack Rocha (PT-ES) e Joseildo Ramos (PT-BA) geram expectativas para desdobramentos do processo de cassação do deputado.



Os deputados Jorge Solla (PT-BA), Jack Rocha (PT-ES) e Joseildo Ramos (PT-BA) estão entre os possíveis relatores do processo de cassação do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). Essas indicações prometem gerar debates acalorados no prosseguimento do processo de cassação de Brazão, que enfrenta acusações relacionadas ao assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e de seu motorista, Anderson Gomes.


Nesta quarta-feira (24), Brazão participou da reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados por meio de videoconferência, defendendo-se do pedido de cassação apresentado pelo Psol. Conforme o portal Agência Câmara Notícias, o parlamentar afirmou sua inocência e sua determinação em provar os fatos. 'Sou inocente e vou provar. Sei que não há muito o que dizer', declarou.


No entanto, a defesa de Brazão só será apresentada após a escolha do relator, o que foi adiado para a próxima reunião devido a algumas indefinições. Das regras estabelecidas, três membros do Conselho de Ética devem ser sorteados, dos quais o presidente selecionará o relator a partir de uma lista tríplice.


Entre os possíveis relatores, além de Jorge Solla, Jack Rocha e Joseildo Ramos, estão outros nomes que também poderão ser escolhidos para conduzir o processo de cassação de Brazão. Atualmente, quatro deputados sorteados para integrar a lista tríplice desistiram de participar: Ricardo Ayres (Republicanos-TO), Bruno Ganem (Podemos-SP), Gabriel Mota (Republicanos-RR) e Rosângela Reis (PL-MG).


A escolha do relator e o desenrolar do processo de cassação continuarão a ser acompanhados de perto, já que as decisões tomadas terão implicações significativas não apenas para o futuro político de Brazão, mas também para a credibilidade e integridade do Congresso Nacional.


Entenda o trâmite de cassação de mandato parlamentar no Conselho de Ética





7 visualizações

Comments


bottom of page