Presidente da GRES Paraíso do Tuiuti recebe Diploma Abdias Nascimento na Alerj
- Pimenta Rosa
- 6 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Homenagem destaca a atuação de Renato Thor na valorização da cultura afro-brasileira e na luta por uma sociedade mais igualitária

O presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, Renato Marins Thor, foi homenageado com o Diploma Abdias Nascimento, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A honraria foi proposta pelo deputado Carlos Minc em reconhecimento à destacada atuação de Thor na promoção de enredos que resgatam a história afro-brasileira e na luta por igualdade racial e cultural.
A premiação também enaltece o papel de Thor na criação de sambas-enredo que fortalecem a representatividade e a inclusão, Sua trajetória à frente da Paraíso do Tuiuti tem sido marcada pela escolha de enredos que promovem o resgate histórico e a reflexão sobre questões raciais e sociais. Em 2024, a escola apresentou o enredo 'Glória ao Almirante Negro!', que contou a história de João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata, ocorrida em 1910. 'Essa homenagem ao Almirante Negro foi um reconhecimento merecido, e o empenho do presidente Thor foi fundamental para sua realização', afirmou Carlos Minc.
Em discurso emocionado, Thor dedicou a premiação à comunidade do Morro do Tuiuti e ao bairro de São Cristóvão, ressaltando o compromisso da escola em combater o preconceito racial e promover a inclusão. 'Esse momento é único. É o fruto de muito trabalho e dedicação. O carnaval de 2025 faz a passagem do Almirante Negro para Xica Manicongo. Eu sei o que o carnaval representa para todas comunidades. O nosso enredo, muitas vezes, vira pauta escolar, e isso prova que estamos no caminho certo', declarou o presidente.
A importância de João Cândido como herói do povo brasileiro foi ressaltada ao longo do evento, com destaque para o impacto cultural que o carnaval do Paraíso do Tuiuti tem gerado nas comunidades e escolas. 'É o povo usando o carnaval para falar ‘olha aqui o nosso herói’, como afirmou o carnavalesco Jack Vasconcelos. Novamente, só foi possível pelo empenho e compromisso do presidente Thor', completou Minc.
Thor, que iniciou sua trajetória no samba como Mestre de Bateria, tem sido presidente da Paraíso do Tuiuti desde 2003. Sob sua liderança, a escola tem se destacado no Grupo Especial do carnaval carioca, com enredos que abordam a história afro-brasileira, como 'Meu Deus! Meu Deus! Está extinta a escravidão?' (2018) e 'O Salvador da Pátria' (2019). Em 2018, a escola conquistou o vice-campeonato com um samba-enredo que discutia as mazelas da escravidão no Brasil.
O Diploma Abdias Nascimento, criado para homenagear personalidades que contribuem para a defesa dos direitos da população afro-brasileira, é um reconhecimento merecido à gestão de Thor, que tem usado o samba como plataforma de resistência e conscientização social.





Comentários