top of page

Rio Innovation Week movimenta R$ 150 milhões e celebra diversidade, cultura e inovação

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • 15 de ago.
  • 2 min de leitura

Arena “No Clima do Rio”, da Prefeitura, promove debates sobre inclusão, afroturismo, sustentabilidade e o futuro da cidade no maior evento de tecnologia da América Latina


Foto divulgação Riotur
Foto divulgação Riotur

O Rio Innovation Week 2025, maior evento de inovação, criatividade e tecnologia da América Latina, movimentou cerca de R$ 149,7 milhões na economia carioca entre os dias 12 e 15 de agosto, no Pier Mauá. Com mais de 200 mil participantes e presença significativa de visitantes de fora da capital — incluindo 15% de turistas nacionais e 25% de fluminenses de outras regiões — o evento demonstrou o poder de grandes encontros em impulsionar a economia e reposicionar o Rio de Janeiro como polo de inovação e diversidade.


Um dos grandes destaques da edição foi a Arena “No Clima do Rio”, criada pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Instalado no Armazém 5 do Píer Mauá, o espaço reuniu mais de 70 especialistas em 32 painéis, abordando temas como turismo de negócios, cultura, economia do mar, afroturismo, diversidade, inclusão, sustentabilidade e inovação urbana.


“O Rio Innovation Week vai muito além da tecnologia. Ele é sobre conexões, visões de futuro e, principalmente, sobre inclusão. A arena ‘No Clima do Rio’ reflete esse compromisso em posicionar a cidade como um destino criativo, diverso e global”, afirmou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

Além de integrar a programação oficial do evento, a arena também marcou o lançamento da campanha “No Clima do Rio”, nova estratégia de promoção turística da cidade, com foco em experiências urbanas autênticas, inovadoras e sustentáveis.


Entre os nomes que passaram pelo espaço da Prefeitura estiveram Anna Aneliza Lima (CFO da Lev Bicicletas), Carlos Galvão (Ironman Brasil), os analistas da Eurasia Group, Chris Garman e Clayton Allen, o historiador Luis Antônio Simas, Duda Magalhães (Dream Factory), além de lideranças do setor público como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, e outros representantes das pastas de Turismo e Ciência e Tecnologia.


“A economia da cidade é fortemente baseada em serviços. E grandes eventos como o RIW movimentam toda a cadeia: turismo, hotelaria, comércio, alimentação e, claro, o setor criativo. O sucesso desta edição reforça nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Rio”, afirmou Lima.

Com impacto direto e indireto estimado em quase R$ 150 milhões, o evento contabilizou gastos com alimentação, hospedagem, transporte, compras, passeios turísticos e experiências culturais, além de despesas operacionais do evento. A presença massiva e o engajamento nas discussões mostram que a inovação, quando feita com propósito e inclusão, tem potencial para transformar não só o mercado — mas também a cidade.

 
 
 

Comentários


White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page