top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

Riotur anuncia detalhes operacionais para o Carnaval de Rua 2024 com expectativa de cinco milhões de foliões

A Dream Factory, responsável pela produção, participou da coletiva que revelou planos, ajustes e inovações para a maior festa do planeta.


Ronnie Costa, presidente da Riotur, e Gustavo Mostof, vice-presidente, durante apresentação. Foto: divulgação


A Riotur apresentou nesta quinta-feira (4) o esquema operacional para o aguardado Carnaval de Rua 2024. A coletiva, realizada na Marina da Glória, contou com a participação da Dream Factory, empresa responsável pela produção deste ano.

Com uma estimativa de cinco milhões de foliões nas ruas do Rio de Janeiro, a expectativa inicial é de 453 desfiles, sujeitos a alterações conforme autorizações de órgãos públicos e confirmações de blocos.


Este ano, 698 blocos se inscreveram, superando os 613 do ano anterior. Entre os ajustes para a logística da festa, destaca-se o aumento dos desfiles no Centro, passando de 119 para 128. A Zona Sul terá 98 desfiles, enquanto Barra da Tijuca, Recreio e Vargens terão 12.


Ronnie Costa, presidente da Riotur, ressaltou o planejamento antecipado:


'Nosso planejamento acontece sempre com muita antecedência. Os órgãos da Prefeitura vêm se reunindo semanalmente há quatro meses para que possamos entregar um carnaval de rua organizado e com segurança. Temos muito orgulho de fazer essa que é a maior festa do planeta, o Carnaval do Rio de Janeiro'.

Este ano, o Carnaval apresenta um número recorde de megablocos, totalizando dez. A novidade é a volta de Preta Gil, homenageada durante o desfile do Bloco da Favorita.


A Riotur lançará, a partir do próximo dia 12, o aplicativo 'Carnaval de Rua 2024', facilitando a localização de blocos por geolocalização. O site oficial também fornecerá informações sobre a programação.


A Dream Factory, responsável pela infraestrutura e produção desde 2010, assume a instalação de banheiros químicos, torres de monitoramento, suporte ao trânsito, venda de bebidas, recolhimento de lixo e ambulâncias. Além disso, é responsável pelo credenciamento de 15 mil vendedores ambulantes.


A segurança médica contará com nove postos médicos, 250 diárias de UTIs e 1.200 diárias de maqueiros. A cidade terá 34 mil banheiros químicos, incluindo 10% acessíveis a pessoas com deficiência.


A Comlurb disponibilizará estrutura de limpeza com 450 galhardetes, ações de conscientização, além de painéis em diversos pontos da cidade.


A segurança pública contará com a presença da Polícia Militar, dez torres de observação, cercamento para controle de acesso, 250 detectores de metais e outros dispositivos.


Gustavo Mostof, vice-presidente da Riotur, destaca:


'Todos os anos temos o aplicativo oficial do carnaval de rua. E este ano teremos a novidade do site, com toda a programação dos blocos'.

3 visualizações
bottom of page